Festival Allegro de Dança encanta público e emociona professores

Projeto de Dança emociona a todos e ainda contribui para as famílias carentes de Cravinhos, uma vez que entrada foi um quilo de alimento não-perecível.

O município de Cravinhos tem realizado desde o final do primeiro semestre de 2019, o Projeto “Allegro de Dança”, que tem em seu comando as professoras Janaína Caram (ballet clássico) e Erika Lima (dança moderna), sob a coordenação das Secretarias Municipais de Cultura e Educação.

As aulas são ministradas nas escolas municipais “Moacyr Martins dos Santos” (que também atende os alunos da escola João Nogueira) e “Antônio Joaquim da Silva (que também atende os alunos da escola Maria Virgínia Matarazzo Ippólito), aos estudantes da rede municipal que tenham interesse.

Foto: Kennedy Oliveira

“O projeto surgiu do objetivo de termos em Cravinhos uma equipe de dança profissional, assim como temos em outras cidades da região. As aulas são efetuadas nas escolas e os alunos participantes devem ter todo um comprometimento com o projeto, temos metas, regras, horários, normas, e o foco é importantíssimo para que tenhamos um grupo de sucesso”, explica a secretária municipal de Cultura, Andréa Gaspar Carrascosa.

Foto: Kennedy Oliveira

E com apenas cinco meses de trabalho foi realizada no sábado (07/12), a primeira edição do “Festival de Dança do Projeto Allegro”, que reuniu todos os participantes para encenarem o tema “As Estações”. E os participantes puderam mostrar todo o talento e aprendizado que obtiveram nesse curto espaço de tempo.

“Quero parabenizar cada um desses jovens que participam das aulas, e ressaltar que o trabalho só está no começo, mas quem esteve aqui para assistir pôde presenciar um pouco do que estamos passando a todos eles”, diz a professora Érika Lima.

Foto: Kennedy Oliveira

Para que o projeto se tornasse realidade salas de aula caracterizadas foram montadas nas escolas, que são polos de ensino, com solado próprio para as aulas, espelhos, barras, entre outros acessórios.

“Parabenizar a todos os participantes e agradecer os envolvidos pelo apoio para que esse projeto pudesse acontecer, e também realizássemos esse nosso primeiro festival”, revela a professora Janaína Caram.

Foto: Kennedy Oliveira

A apresentação aconteceu na EMEB. “Moacyr Martins dos Santos” e contou com a presença de pais, familiares e a sociedade em geral, que puderam ver muito brilho, glamour e dedicação por parte de todos os estudantes.

“Esse é um projeto que tivemos de interromper por um tempo para podermos voltar com mais força e bem coordenado. Mas o que todos viram durante a apresentação foi que realmente valeu muito a pena estar aqui e ter o projeto totalmente reestruturado”, diz a secretária de Educação, Margarete Stella.

Foto: Kennedy Oliveira

O evento ainda contou com a apresentação do Projeto Experimental de Danças Kabuki de Ribeirão Preto, que também proporcionou um grande espetáculo a todos os presentes.

Foto: Kennedy Oliveira

O projeto ‘Allegro de Dança’ é oferecido gratuitamente a todos os interessados e matriculados na rede municipal de ensino de Cravinhos. Conta com a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e o apoio da Prefeitura de Cravinhos.

Vale salientar que diversas autoridades municipais se fizeram presentes durante o evento, entre elas o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; a secretária de Educação, Margarete Stella Moraes; a diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; e as professoras do Projeto Allegro de Dança, Érika Lima e Janaína Caram. Além de diretoras e coordenadoras das escolas municipais.

Foto: Kennedy Oliveira

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: