Festival Allegro de Dança encanta público e emociona professores
Projeto de Dança emociona a todos e ainda contribui para as famílias carentes de Cravinhos, uma vez que entrada foi um quilo de alimento não-perecível.
O município de Cravinhos tem realizado desde o final do primeiro semestre de 2019, o Projeto “Allegro de Dança”, que tem em seu comando as professoras Janaína Caram (ballet clássico) e Erika Lima (dança moderna), sob a coordenação das Secretarias Municipais de Cultura e Educação.
As aulas são ministradas nas escolas municipais “Moacyr Martins dos Santos” (que também atende os alunos da escola João Nogueira) e “Antônio Joaquim da Silva (que também atende os alunos da escola Maria Virgínia Matarazzo Ippólito), aos estudantes da rede municipal que tenham interesse.
“O projeto surgiu do objetivo de termos em Cravinhos uma equipe de dança profissional, assim como temos em outras cidades da região. As aulas são efetuadas nas escolas e os alunos participantes devem ter todo um comprometimento com o projeto, temos metas, regras, horários, normas, e o foco é importantíssimo para que tenhamos um grupo de sucesso”, explica a secretária municipal de Cultura, Andréa Gaspar Carrascosa.
E com apenas cinco meses de trabalho foi realizada no sábado (07/12), a primeira edição do “Festival de Dança do Projeto Allegro”, que reuniu todos os participantes para encenarem o tema “As Estações”. E os participantes puderam mostrar todo o talento e aprendizado que obtiveram nesse curto espaço de tempo.
“Quero parabenizar cada um desses jovens que participam das aulas, e ressaltar que o trabalho só está no começo, mas quem esteve aqui para assistir pôde presenciar um pouco do que estamos passando a todos eles”, diz a professora Érika Lima.
Para que o projeto se tornasse realidade salas de aula caracterizadas foram montadas nas escolas, que são polos de ensino, com solado próprio para as aulas, espelhos, barras, entre outros acessórios.
“Parabenizar a todos os participantes e agradecer os envolvidos pelo apoio para que esse projeto pudesse acontecer, e também realizássemos esse nosso primeiro festival”, revela a professora Janaína Caram.
A apresentação aconteceu na EMEB. “Moacyr Martins dos Santos” e contou com a presença de pais, familiares e a sociedade em geral, que puderam ver muito brilho, glamour e dedicação por parte de todos os estudantes.
“Esse é um projeto que tivemos de interromper por um tempo para podermos voltar com mais força e bem coordenado. Mas o que todos viram durante a apresentação foi que realmente valeu muito a pena estar aqui e ter o projeto totalmente reestruturado”, diz a secretária de Educação, Margarete Stella.
O evento ainda contou com a apresentação do Projeto Experimental de Danças Kabuki de Ribeirão Preto, que também proporcionou um grande espetáculo a todos os presentes.
O projeto ‘Allegro de Dança’ é oferecido gratuitamente a todos os interessados e matriculados na rede municipal de ensino de Cravinhos. Conta com a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e o apoio da Prefeitura de Cravinhos.
Vale salientar que diversas autoridades municipais se fizeram presentes durante o evento, entre elas o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; a secretária de Educação, Margarete Stella Moraes; a diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; e as professoras do Projeto Allegro de Dança, Érika Lima e Janaína Caram. Além de diretoras e coordenadoras das escolas municipais.