‘Meu propósito é perfumar vidas e proporcionar experiências incríveis no banho’

A arte da saboaria e das fragrâncias se transforma em obra de arte nas mãos da cravinhense Aureluce Maia.

E hoje iniciamos a nossa série de reportagens com o tema “Personagens de Cravinhos”, em que iremos retratar diversas pessoas do município cravinhense, que celebra seus 145 anos no próximo dia 19 de março. O projeto consiste em mostrar, durante o mês de março, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam na própria cidade, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E para abrir a série de reportagens retratamos o trabalho da professora Aureluce Maia, que viu no segmento da saboaria, a oportunidade de mostrar o seu trabalho e desenvolver lindas peças artesanais, que até parecem verdadeiras de tão perfeitas que são confeccionadas.

“Comecei a me interessar por artesanato em 2002, quando fiz sabonetes de lembrancinha para os padrinhos e vela gel de lembrança do casamento. Depois deixei de lado esse prazer e me dediquei a outras atividades, até que tive um insight no curso do Peter Paiva, em Ribeirão Preto, em setembro de 2019”, comenta Aureluce Maia.

Acompanhe o nosso bate-papo com a cravinhense Aureluce Maia, que tem se destacado na arte da saboaria e fragrâncias.

A cravinhense Aureluce Maia tem se destacado na arte da saboaria e fragrâncias
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Você tem se dedicado à arte da “saboaria” e tornado objetos reais em verdadeiras obras de arte. Como decidiu por se dedicar nesse segmento?

Aureluce Maia – Adoro fragrâncias e aromas, cores e texturas diferentes. Encontrei isso nos sabonetes de frutas. Fiz cursos presenciais com pessoas incríveis, verdadeiros mestres da Saboaria e da arte do Marketing Olfativo. Ainda estudo muito, estou sempre me aperfeiçoando.

InterTV Web – Quanto tempo você demora para concluir um produto?

Aureluce Maia – Em relação às frutas levo de 2 a 4 dias, dependendo da fruta. Cada fruta tem seu aroma característico, todas tem propriedades hidratantes e são pintadas com corante e/ou pigmento cosmético. As suculentas levo uns 5 dias. Já a parte da Aromatização de Ambientes e as velas aromáticas demoram cerca de 15 dias para ficarem prontas, por conta do tempo de maceração.

InterTV Web – Qual foi o primeiro sabonete que você fez?

Aureluce Maia – O primeiro sabonete que fiz de frutas foi a bergamota sem casca, que amo!

InterTV Web – Já teve algum pedido inusitado de suas clientes, que você teve que atender?

Aureluce Maia – Já sim. Minha prima me pediu cacaus para colocar num vídeo da empresa dela. Foi um desafio, porque nunca havia feito. Também fiz um bolo floresta negra de sabonete para uma loja de Ribeirão na Páscoa do ano passado.

InterTV Web – Frutas, bonecos e até controle de video-game você faz no sabonete. Qual é o seu favorito até hoje?

Aureluce Maia – Adoro todos. É mágico vê-los criando formas e aparência de frutas ou objetos reais. Algumas frutas tem significado especiais: o pêssego foi o primeiro sabonete que vi e o que me levou a fazer o curso do Peter e da Tiane. O figo e o caqui são homenagens para a minha mãe… O queridinho mais vendido é a bergamota sem casca. Estou apaixonada pela carambola também [risos]. Aliás adoro todos.

InterTV Web – É possível viver somente de artesanato nos dias atuais?

Aureluce Maia – Ainda estou longe disso. O investimento é muito alto, seja pelas formas e matérias-primas, seja pelos cursos que são extremamente necessários para criar um excelente produto.

“Na ‘Aureluce Maia Ateliê Olfativo’ para os sabonetes usamos matéria-prima de qualidade: glicerinas, essências, extratos glicolicos e/ou glicerinados, óleos, manteigas, corantes, pigmentos, entre outros”
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – É possível fazer qualquer obra no sabonete?

Aureluce Maia – Acredito que sim. Hoje temos variados modelos de formas de acetato e silicone, e o que o diferencia é a pintura, que é feita artesanalmente um a um. Já fiz pedras preciosas que são esculpidas com a faca. Também temos sabonetes sovados e por aí vai. É um mundo enorme e criativo.

InterTV Web – Quem quiser conhecer o seu trabalho ou fazer qualquer tipo de encomenda como faz? Quais são suas redes sociais e contatos?

Aureluce Maia – Quem quiser conhecer meu trabalho é só me procurar no Facebook ou Instagram: @aurelucemaia. E ainda diretamente no WhatsApp, que é o (16) 9-9227.2389.

Quem quiser conhecer o seu trabalho é só procurar no Facebook ou Instagram: @aurelucemaia. E ainda diretamente no WhatsApp (16) 9-9227.2389.
Foto: Divulgação

InterTV Web – Suas considerações finais.

Aureluce Maia – O Mundo da Saboaria e das fragrâncias é encantador, mágico e apaixonante… mas também é preciso ter conhecimento, foco, disciplina, responsabilidade social, seguir todas as normas de higiene usando avental, touca, máscara e luvas.

Na “Aureluce Maia Ateliê Olfativo” para os sabonetes usamos matéria-prima de qualidade: glicerinas, essências, extratos glicolicos e/ou glicerinados, óleos, manteigas, corantes, pigmentos, entre outros.

Quanto ao “Marketing Olfativo” desenvolvemos fragrâncias personalizadas para residências, lojas, hotéis, spas, clínicas, academias, entre outros; de acordo com a persona, o nicho e a vontade do cliente, podendo usar difusores com varetas ou elétricos, Home e Spray, água perfumada para tecidos e perfume para papel.

Meu propósito é perfumar vidas e proporcionar experiências incríveis no banho! Gratidão!

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: