Comemoração de aniversário e homenagem ao Dia Internacional da Mulher são destaques do Museu Casa de Portinari

Com uma programação bem diversificada e totalmente virtual, o Museu Casa de Portinari oferece diversas atividades para crianças, adultos e idosos.

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, comemora em março 51 anos. Com isso, a agenda desta semana destaca atividades em homenagem ao aniversário da instituição e ao Dia Internacional da Mulher (08/03).

As comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher já começaram no sábado (06/03) e domingo (07/03). Ao longo dos dois dias foram compartilhados, no stories do Instagram do museu, flashs ao vivo de uma intervenção artística a céu aberto, realizada pela artista urbana Joy.

Na segunda-feira (08/03), o museu promove homenagem às mulheres artistas que já participaram de projetos produzidos na instituição, por meio de um vídeo com música e imagens que será publicado nas redes sociais do equipamento.

Além disso, será mostrada também uma obra de Portinari intitulada “Mulher com Galo”, produzida em 1941.

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (11/03), o “Confira como foi” exibirá um #tbt sobre a intervenção artística em homenagem às mulheres, por meio de um vídeo com depoimentos das proprietárias do muro. Quer saber o que elas acharam sobre a pintura? É só acompanhar as redes sociais da instituição (@museucasadeportinari).

Museu Casa de Portinari comemora 51 anos

Em 14 de março de 1970 foi inaugurado o Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski. Para dar início às comemorações de aniversário, no domingo (14/03) serão publicadas nas redes sociais do museu fotos da inauguração, em homenagem à instituição que há 51 anos promove o acesso à cultura a milhares de pessoas.

Ainda no dia 14, o “Domingo com Arte” exibirá o trabalho da artista plástica visual abstracionista Clara Cauchick. A artista expressa sua sensibilidade em telas, instalações, murais urbanos e interferências urbanas. Já participou de 90 Salões Nacionais de Arte, entre eles a Semana de Portinari e foi premiada com ouro, prata e menções honrosas.

Foto: Divulgação

A Capela da Nonna completou 80 anos e, para homenagear o lugar preferido da avó paterna de Portinari, Pelegrina, o site do museu irá disponibilizar um jogo da memória sobre a capela.

Vale lembrar que o museu está fechado devido à regressão de todos os municípios do Estado de São Paulo para a fase vermelha. A recomendação é restrição total de atividades. Não há previsão de reabertura.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e, também, o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: