Museu de História Natural de Cravinhos faz doação para a Aeronáutica Brasileira

Equipe da Aeronáutica do Brasil vem ao Museu de Cravinhos para conhecer e receber doações para o seu acervo.

O Museu de História Natural “Wladimir Chaves” de Cravinhos se transformou em uma referência estadual, uma vez que é o único a ter um cenário dedicado a Antártida, com fauna e flora vindos diretamente de lá. O local já foi elogiado por muitos museólogos do Brasil, e recebeu em torno de 40 mil pessoas em mais de 10 anos de sua fundação.

“Quando idealizei o Museu para Cravinhos foi somente para que pudéssemos trabalhar com pessoas portadoras de necessidades especiais, no entanto, ele passou a ser muito conceituado na região. Então, decidimos montá-lo de forma a abranger todo tipo de público. Na época, o prefeito municipal [José Carlos Carrascosa dos Santos] soube de nossa iniciativa e decidiu colaborar conosco doando a casa dos antigos funcionários da estação Mogiana, que tem uma arquitetura maravilhosa e se encaixou perfeitamente na ideia que tínhamos”, explica o idealizador do local, o biólogo e pesquisador, Dr. Mário Luís Garcia de Figueiredo.

O local abriga diversos cenários, e em torno de 2 mil espécies de animais taxidermizados (empalhados) em seu acervo, e tem por finalidade guardar a identidade cultural da sociedade e preparar as gerações para a conscientização de ecologia, sustentabilidade e convívio amoroso fraterno com natureza, animais e plantas do planeta.

Representantes da Aeronáutica com os coordenadores do Museu de Cravinhos

E nessa semana mais uma conquista para o museu cravinhense, uma equipe da Aeronáutica, comandada pela Tenente Gabriella Ferreira Braga Crozara foi até o local solicitar alguns dos animais, em forma de doação, para que possa fazer parte do museu da Fazenda da Aeronáutica, em Pirassununga, o qual está sendo montado.

“Tomamos conhecimento desse magnífico museu de Cravinhos e viemos para que pudéssemos fazer uma parceria, e encontramos aqui uma equipe muito solicita e comprometida com o trabalho”, ressalta a Tenente.

Os animais doados foram lontra (1), tatu-peba (1), cachorro do mato (1), jacaré (1) e saracura (1), que em breve farão parte do acervo do museu da Aeronáutica do Brasil, o qual também poderá ser visitado por toda a população.

“Esses animais doados são alguns que tínhamos em grande quantidade e que o pessoal da aeronáutica se interessou para o museu que estão montando, então realizamos a doação, com a anuência da Secretaria Municipal da Cultura, e nos comprometemos em ajudar no que for necessário para a montagem desse novo museu”, revela o coordenador do Museu de Cravinhos, Hugo Araújo Tormente Júnior.

O Museu de História Natural de Cravinhos funciona de 3ª feira a sábado das 8h às 11h e das 13h às 16h30. O telefone para agendamento de visitas em grupo é o (16) 3951-1614 ou 3951-8407.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: