Manutenção de para-raio é obrigatória e traz segurança aos moradores

Com o mês de outubro, chega a temporada de pancadas mais fortes de chuva, que podem ser acompanhadas por raios. Por sua localização geográfica, o Brasil é o campeão em descargas atmosféricas e em Ribeirão Preto há uma incidência grande em relação a outras cidades.

Os raios representam um risco para a segurança das pessoas, que precisam se abrigar e tomar uma série de cuidados para não serem atingidas em caso de incidência. E também podem causar danos em equipamentos, estruturas e instalações prediais.

Por causa disto, é preciso que os síndicos e administradores de condomínios fiquem atentos ao funcionamento do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), popularmente conhecido como para-raios.

A manutenção tem de ser periódica porque, em muitos casos, ocorrem problemas em edificações que têm o sistema e as pessoas acreditavam estar protegidas. Má instalação do equipamento ou falta de manutenção são as maiores causas.

Se o sistema instalado é inadequado, a segurança às pessoas e à edificação em que ele está instalado não estará garantida. Não dispor de um SPDA de acordo com a norma NBR 5419 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualizada pode sair muito mais caro para o condomínio do que o valor da vistoria, que deve ser semestral.

Além dos riscos de choque e até mesmo acidentes fatais com morador, funcionários e prestadores de serviços, poderá haver a queima de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que estejam ligados na tomada no momento da descarga elétrica.

Além disso, pode ocorrer danos à estrutura da edificação, pois sem um isolamento adequado, um raio pode romper com uma explosão a alvenaria do prédio e comprometer sua estrutura.

Também é sempre bom lembrar que o síndico pode ser responsabilizado, civil e criminalmente, por negligência e o seguro do condomínio pode ser invalidado em caso de ocorrência em locais onde o sistema não esteja de acordo com a norma vigente.

É como eu sempre digo, prevenção é a palavra de ordem na administração de condomínios. Como o ditado diz, prevenir é melhor que remediar. E tenho dito!

Autor

Robinson Cardoso

Robinson Cardoso é administrador e diretor do Grupo Arcon Administração e Terceirização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *