Cravinhos realiza recolhimento de embalagens vazia de defensivos agrícolas
Graças ao engajamento dos produtores rurais do município, foram corretamente destinadas 1.452 embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A Prefeitura de Cravinhos, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na quinta-feira (22/05) o recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no município. A ação teve como objetivo promover a destinação ambientalmente correta dos remanescentes. A iniciativa foi realizada em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), dessa maneira reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis no meio rural.
Graças ao engajamento dos produtores rurais do município, foram corretamente destinadas 1.452 embalagens vazias de defensivos agrícolas, em conformidade com as práticas de responsabilidade ambiental, sendo todas previamente submetidas ao processo de tríplice lavagem, conforme orientações do Sistema Campo Limpo.
“Essa prática é essencial para garantir que os recipientes estejam livres de resíduos químicos, prevenindo riscos de contaminação ambiental”, comenta o agrônomo Douglas Stella.

O transporte das embalagens até a Central de Recebimento, localizada no município de Guariba (SP), foi disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura de Cravinhos, como parte da logística reversa do recebimento itinerante.
“Reconhecendo a relevância e os impactos positivos da iniciativa, o prefeito Itamar Bueno apresentou o Projeto de Lei Porteira Aberta, aprovado pela Câmara Municipal como Lei Ordinária nº 2511/2024. A nova legislação institui a realização semestral da coleta de embalagens vazias de agrotóxicos no município, transformando a ação em parte integrante e permanente do calendário ambiental e agrícola de Cravinhos”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Vanderson Carniel.
Esse tipo de medida visa ampliar a regularidade e o alcance das coletas, consolidando uma política pública de apoio à agricultura sustentável e à proteção do meio ambiente.