Mudanças climáticas e as ondas de calor

Na nossa região a previsão da temperatura pode chegar acima dos 40º.

As mudanças climáticas provocadas pela ação humana – em especial a emissão de gases do efeito estufa consequente da queima de combustíveis fósseis e a destruição das florestas – estão intensificando as ondas de calor registradas no Brasil, de acordo com o estudo realizado pelo ClimaMeter.

Segundo os pesquisadores, os fenômenos semelhantes ao que aconteceu no último mês de março de 2024 no Brasil estão 1°C mais quentes do que as ondas de calor registradas em anos anteriores.

Na nossa região a previsão da temperatura pode chegar acima dos 40º.  Deste modo, com esse aumento de temperatura e a queda significativa nos índices de umidade relativa do ar ressalta-se a importância de se proteger do sol, evitando exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes dos dias e manter hidratação constante, bebendo bastante água. Além disso, recomenda-se não atear fogo na vegetação e/ou em terrenos baldios, pois esse ato é considerado um crime ambiental e o risco para incêndios de grandes proporções é muito elevado.

Devemos nos comprometer com o meio ambiente e, principalmente, nossa saúde.

Vanderson Carniel

Biólogo, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFSCar. Ex-secretário Municipal de Meio Ambiente e Política Agrícola. Atualmente, é vereador na Câmara Municipal de Cravinhos, Legislatura 21/24.

Deixe uma resposta