Por que é importante economizar água em casa?

Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 3% dela é água potável.

Vivemos em uma sociedade com hábitos de consumo muito acentuados e que alcançam uma expressividade cada vez mais considerável. Nesse sentido, qualquer medida tomada para inverter essa tendência é relevante.

Pensando na água, ela é usada no nosso dia a dia para o consumo e o preparo de alimentos. O recurso também é utilizado para o banho, a limpeza, entre outras atividades. Antes de chegar até nós, ela deve ser tratada para garantir sua potabilidade.

Como você pode ver, os recursos hídricos são fundamentais para a humanidade, e a preocupação com seu uso correto deve ser constante.

Foto: Divulgação

Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 3% dela é água potável. Portanto, a forma como usamos a água em casa precisa ser repensada, visto que se trata de um importante recurso que pode faltar em um futuro próximo. A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor.

Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição. Quanto mais desperdiçamos os recursos hídricos, mais caros os processos ficam, aumentando os custos para todos.

Foto: Divulgação

Confira, a seguir, dicas que podem começar a ser praticadas a partir de agora e ajudar você no processo de economizar água no dia a dia!

* Tome banhos mais curtos;

* Feche o chuveiro sempre que possível;

* Mantenha as torneiras fechadas;

* Cuidado com os vazamentos em geral;

* Use a descarga do vaso sanitário com consciência;

* Limpe antes de lavar;

* Lave a roupa com menos frequência e mais atenção;

* Não utilize a mangueira d’água preferindo o uso de pano úmido, balde e regadores;

* Use a vassoura para limpar a calçada ou água de reuso;

* Cuide da água da piscina evitando a troca frequente;

* Atente-se à caixa d’água;

* Reaproveite a água sempre que possível;

* Aposte em sistemas de captação e reutilização;

* Não jogue lixo no vaso sanitário; 


Fonte: SAAE GUAÇUI/ES – adaptado pelo autor

Vanderson Carniel

Biólogo, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFSCar. Ex-secretário Municipal de Meio Ambiente e Política Agrícola. Atualmente, é vereador na Câmara Municipal de Cravinhos, Legislatura 21/24.

Deixe uma resposta