Você sabe qual a relação da Defesa Civil com o meio ambiente?

O órgão de Defesa Civil não trabalha sozinho, é preciso envolver a comunidade.

Antes da resposta, vale entender o que é a Defesa Civil.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é o órgão responsável pelo planejamento e coordenação das ações de Defesa Civil no município. Sua principal atribuição é conhecer e identificar os riscos de desastres na região, através do mapeamento de riscos e preparação para o enfrentamento de adversidades, principalmente os climáticos, como enchentes, inundações, incêndios, deslizamentos, entre outros.

 

Para minimizar esses desastres ela trabalha em cinco fases:

Prevenção: Ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de monitoramento e mapeamento de áreas de riscos, transformar cidades mais resilientes e capacitação da população;

Mitigação: Ações que buscam diminuir ou a limitar os impactos dos desastres para a população;

Fonte: G1- Tânia Rêgo/ABr

Preparação: Planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para a comunicação de riscos; capacitações, treinamentos e exercícios simulados de campo;

Resposta: Ações imediatas de resposta ao desastre para socorrer a população atingida;

Recuperação: Fase destinada para restabelecer o cenário destruído pelo desastre. Têm por finalidade trazer a normalidade social por meio da reconstrução ou recuperação de obras de infraestrutura danificadas, ou destruídas, com foco primordial na redução de riscos.

Foto: Divulgação

Como exemplos de atuação ressaltamos as enchentes do Rio Grande do Sul, desastre de Brumadinho e Mariana (MG), deslizamentos no Litoral Norte de São Paulo e Petrópolis (RJ), colapso de minas em Maceió (AL), ente outros.

O órgão de Defesa Civil não trabalha sozinho, é preciso envolver a comunidade. A união de esforços resultará em ações positivas, as quais resultarão em benefícios para toda a população.

Caso precise da Defesa Civil ligue 199.

Vanderson Carniel

Biólogo, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFSCar. Ex-secretário Municipal de Meio Ambiente e Política Agrícola. Atualmente, é vereador na Câmara Municipal de Cravinhos, Legislatura 21/24.

Deixe uma resposta