Donizetti e O Elixir do Amor

Domenico Gaetano Maria Donizetti nasceu (1797) e faleceu (1848) na pequena cidade de Bérgamo, norte da Itália. De família humilde, sem tradição na música, ingressou no mundo da música através da escola Lezioni Caritatevoli em sua cidade natal, aos cuidados de Simon Mayr.

Iniciou com composições religiosas, por isso ficou responsável pela música na Santa Maria Maggiore em Bérgamo. Em 1818 é representada a sua primeira ópera, Enrico di Borgogna, em Veneza. O seu primeiro grande sucesso foi com a ópera Esule di Roma, estreada em 1828 em Nápoles. Em 1830, com a apresentação de Anna Bolena em Milão, é que alcança fama internacional.

Compositor de óperas, foi um dos maiores expoentes do Romantismo, junto a Bellini e Rossini como grandes mestres do bel canto. Duas de suas famosas comédias, O Elixir do Amor (1832) e Don Pasquale (1843), são consideradas obras-primas da ópera cômica e permanecem até hoje no repertório das companhias líricas.

Ouça agora Una Furtiva Lacrima na voz de Jean William:

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: