Tenor Jean William e violeiro Neymar Dias apresentam o show “Raízes Caipiras”

Os clássicos do cancioneiro caipira como “No Rancho Fundo”, “Luar do Sertão”, “Tocando em Frente”, “Romaria”, “Boiadeiro Errante”, “Chalana” e “Galopeira” fazem parte do repertório que será apresentado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

Na próxima quarta-feira (17/07), Ribeirão Preto receberá um evento imperdível para os amantes da música de raiz. O show “Raízes Caipiras” trará ao palco duas figuras proeminentes da música brasileira: o tenor Jean William e o violeiro Neymar Dias. Os artistas, acompanhados da Orquestra de Câmara, apresentarão grandes clássicos da música raiz tradicional brasileira, com uma refinada roupagem, no palco do Theatro Pedro II, às 20h. Os êxitos do cancioneiro caipira como “No Rancho Fundo”, “Luar do Sertão”, “Tocando em Frente”, “Romaria”, “Boiadeiro Errante”, “Chalana” e “Galopeira” fazem parte do repertório.

O espetáculo que teve sua estreia com sucesso de público e crítica em Uberaba, já passou por Goiânia e agora chega a Ribeirão Preto. “Raízes Caipiras” é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e é patrocinado por Usina Santo Ângelo, Copercana Distribuidora de Combustível e Usina Uberaba, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A retirada dos ingressos gratuitos deverá ser realizada pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) ou na bilheteria do teatro.

Após a apresentação ocorrerá o lançamento do livro “O resumo da ópera: Como Jean William cresceu e venceu pela música”
Foto: Igor Salomão

O livro

Após a apresentação, ocorrerá a noite de autógrafos e lançamento do livro “O resumo da ópera: Como Jean William cresceu e venceu pela música”.

Escrito pelo jornalista Elcio Padovez, o livro, da Editora Letramento com 176 páginas, conta as origens de Jean William, desde seu nascimento até os 37 anos de idade, divididos em dois atos e o bis, contemplados em mais de três anos de pesquisas, mais de 50 entrevistas no Brasil e no exterior, documentos para trazer histórias e curiosidades pouco ou nunca reveladas ao grande público, no maior levantamento já feito sobre o artista até hoje. A obra também reflete a luta antirracista do tenor e narra episódios de dramas, superações, derrotas e vitórias para crescer e vencer pela música.

Tenor Jean William e violeiro Neymar Dias apresentam os clássicos do cancioneiro caipira
Foto: Divulgação

Oficina de Viola Caipira

Como parte do Projeto Raízes Caipiras, será realizada a Oficina de Viola Caipira, ministrada por Haroldo Lobo, na qual iniciantes e iniciados vão se encontrar para revisitar músicas caipiras e desenvolver ritmos tradicionais, acordes, escalas e solos de viola caipira. Os participantes irão expandir o repertório e conhecimento musical geral apreciando músicas, praticando exercícios e técnicas específicas de viola caipira e pra ‘temperar o trem’ Haroldo Lobo irá estimular a utilização de tecnologias que facilitam o aprendizado e ampliam o acesso à nossa rica cultura musical caipira. A oficina acontecerá no Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, 322 – Centro, Ribeirão Preto, ao lado do Theatro Pedro II, na quinta-feira (18/07), das 8h30 às 17h30, com entrada gratuita. Inscrições podem ser realizadas no site https://forms.gle/WscczkrBZGxfDhWb8.

Oficina de Viola Caipira será ministrada por Haroldo Lobo
Foto: Divulgação

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta