Dia D de vacinação de combate a Pólio e Sarampo acontece nesse sábado

A Campanha vai até o dia 31 de agosto e o Ministério da Saúde alerta sobre a importância da vacinação para inibir a volta destas doenças, já eliminadas no país

Nas primeiras semanas da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e 1,51 milhão contra o sarampo em todo o país. O quantitativo corresponde a 10,36% do público-alvo para a pólio e 10,27% para o sarampo. Mais de 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos devem ser vacinadas neste período. A Campanha Nacional de Vacinação ocorre até o dia 31 de agosto e o dia D de mobilização nacional será no sábado (18/08), quando os mais de 36 mil postos estarão abertos em todo o Brasil. No total, 2,3 milhões de doses das vacinas foram aplicadas.

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo está sendo feita de forma indiscriminada, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

“A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% desta população, e assim diminuir a possibilidade de retorno da poliomielite e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

As Unidades de Saúde nesse sábado (18/08) ficarão abertas, em todo o Brasil, das 8h às 17h, e se faz necessário apresentar o cartão de vacinas ou documento de identificação da criança.

Autor

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *