Segunda etapa da campanha de vacinação é concluída

Início da terceira etapa de vacinação de combate a influenza acontece em dois períodos, de 11 a 17 de maio e de 18 de maio a 05 de junho.

O Ministério da Saúde antecipou o calendário de vacinação ao combate da Gripe Influenza, o que teria início somente em maio, iniciou-se no dia 23 de março com a vacinação de idosos (de 60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. Essa é a 22ª edição da campanha nacional de vacinação contra a gripe, mas nesse ano aconteceu de forma atípica e em meio a Pandemia Mundial de Coronavírus.

Embora a vacina não proteja contra o Coronavírus, a antecipação teve como objetivo a proteção dos grupos prioritários contra a gripe, e assim minimizando o impacto sobre os serviços de saúde, uma vez que os sintomas da influenza são semelhantes ao do COVID-19.

“A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, A (H3N2) e influenza B. Essa antecipação na vacinação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

Foto: Kennedy Oliveira

Em Cravinhos na primeira etapa de vacinação foram 4299 doses (idosos com 60 anos ou mais) e 741 doses (profissionais de Saúde). Já na segunda etapa, que terminou na sexta-feira (08/05), e que englobava profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador); portuários; e povos indígenas) foram aplicadas 1347 doses.

“Acreditamos que atingiremos a meta em todas as etapas de vacinação. A procura e adesão nesse ano, principalmente, por causa do Coronavírus tem sido bem mais elevada do que anos anteriores”, diz Gisleine Bosquim.

E a terceira etapa de vacinação foi dividia em dois momentos, o primeiro acontecendo de 11 a 17 de maio, em que serão vacinados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; e puérperas até 45 dias pós-parto. Já de 18 de maio a 05 de junho vacinam-se adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Quem se enquadra no primeiro grupo prioritário dessa terceira etapa, em Cravinhos, pode procurar uma das 4 Unidades de Saúde, das 7h30 às 16h, para tomar a dose de combate a influenza. Todos devem levar a carteirinha de vacinação ou documento com foto.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta