Erros comuns na decoração

Quem não fica encantado pelos mostruários de loja ou catálogo de móveis? Pois é mas o que é preciso entender que quase nunca aquela decoração ambientada em uma loja é a ideal para nossa casa.

Assim como na moda de vestuário, a decoração você precisa analisar o que é usável e não em uma residência, principalmente com crianças. Vou falar quais são os maiores erros que se comete quando querem decorar a casa sem ajuda de um bom profissional.

1 – Decorar para mostrar

Como já falei antes, não dá para ter em casa a ambientação de una loja de móveis. O que deve prevalecer é o conforto e em conjunto a harmonia e beleza dos móveis.

2 – Não pensar no estilo de vida e dimensões do ambiente

A sua casa deve atender a sua necessidade e a da sua família, que moram com você. E os móveis devem ter medidas compatíveis ao tamanho dos ambientes. Não adianta comprar aquela mesa de 8 lugares porque é linda se ela não cabe dentro do seu apartamento de 50 metros.

3 – Definir um estilo

Nesse caso é conhecer seu gosto e harmonizar sua casa. Sair comprando os móveis apenas por que gostou de uma forma aleatória sem planejamento não é a melhor escolha. Pois precisa de uma coerência para não tornar a sua casa entulhada com móveis que não tem serventia e apenas atrapalha a circulação.

4 – Esquecer da iluminação

Precisa ter muito cuidado com a cor das paredes, dos móveis e da iluminação escolhida.

Alguns ambientes da sua casa podem ser mais escuros devido a localização. Então a escolha de cores é muito importante para que não fique um ambiente melancólico.

5 – Planejamento

Se você não pode contratar um profissional para lhe ajudar a fazer um projeto, faça você mesmo com dicas bem básicas. Tire a medida dos ambientes antes de escolher os móveis e lembre que além do móvel caber ele precisa trazer conforto e circulação ao ambiente. Ter um planejamento evita a decepção e a dor de cabeça futura.

Autor

Babi Sant'Anna

Cenógrafa, Designer de Interiores. Cursando o último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho em São Paulo. Atuante no mercado há quatro anos em decoração, cenografia e projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *