Papel de parede ou pintura o que escolher?

Com essa grande tendência de papel de parede e suas variedades de estampas muitas pessoas ficam na dúvida do que escolher na hora de mudar a decoração da casa. Quais as vantagens e desvantagens do papel de parede e da tinta de parede normal?!

1 – Custo beneficio

Papel de Parede

A longo prazo o papel de parede sai bem mais barato, pois a vida útil dele varia de 10 à 15 anos. O ponto negativo é que caso queira trocar a decoração sempre, precisa ter em mente que é mais caro que simplesmente pintar com uma cor nova.

Pintura

A curto prazo o gasto é menor, porém sua durabilidade é de 2 à 3 anos. Para uma incrementada na decoração, pode apostar em texturas e desenhos feitos com as próprias tintas.

2 – Cuidados e Manutenção

Papel de Parede

O papel de parede requer mais cuidados, não é recomendado ser aplicado em áreas molhadas e externas, pois podem descolar e rasgar. Mas hoje em dia existem modelos laváveis, apenas um pano úmido com água já faz a limpeza dele. Esse modelo é ótimo para casas com crianças.

Pintura

A manutenção é mais fácil, também hoje em dia existem as opções laváveis e acrílicas, essas são muito mais fáceis de limpar e são as opções para serem usadas em áreas molhadas e opções especiais para áreas externas. Para casa com crianças a melhor opção sãos as acrílicas e laváveis.

3 – Personalização

Papel de Parede

A variedade de estampas, desenhos, texturas deixam o papel de parede sem dúvida nenhuma na preferência. Você pode fazer uma decoração temática, até mesmo com impressão de fotos da família ou paisagens da sua escolha. Mas cuidado com as cores e estampas, caso sejam muito fortes e marcantes a chance de enjoar é maior. A dica que dou é apostar em cores e estampas mais neutras e no caso de ousar, escolha apenas uma parede por cômodo. Porque você não vai enjoar fácil e no caso disso acontecer o custo é menor para a substituição.

Pintura

A tinta te dá a chance de fazer várias misturas de cores, desenhos e texturas. Lembrando que caso você não tenha muita habilidade para desenhos, terá que contratar um profissional especializado para desenhos e até mesmo a aplicação de texturas. Isso pode encarecer um pouco a sua decoração.

Mas a ideia é usar a sua criatividade, você pode misturar pintura e papel de parede e deixar sua casa a cara da sua família. Não se prendam ao comodismo, ouse, abuse das cores e estampas e ponha alegria e vida em suas paredes.

Instagram: @mckhannarqdesign

Facebook: Mckhann Arquitetura e Design

 

Babi Sant'Anna

Cenógrafa, Designer de Interiores. Cursando o último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho em São Paulo. Atuante no mercado há quatro anos em decoração, cenografia e projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *