Cervejaria Walfänger lança cerveja de estilo raro no Festival da Cerveja de Blumenau

Um dos mais conhecidos do segmento, evento abrigará as principais cervejarias artesanais do Brasil

A Cervejaria Walfänger, de Ribeirão Preto (SP), lança sua primeira cerveja de guarda Vennbahn, estilo Doppelsticke, no Festival Brasileiro da Cerveja, que será realizado entre os dias 7 e 10 de março, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Envelhecida em barris de carvalho desde agosto de 2017, a cerveja de alta fermentação teve produção colaborativa e leva a assinatura de Caio Balieiro, diretor industrial da Walfänger, Davi Falconi, gerente de produção da cervejaria e Paulo Schiaveto, mestre-cervejeiro e consultor.

Originária de Dusseldorf, na Alemanha, a Doppelsticke é uma cerveja cuja história se inicia com um erro na produção da Altbier. Foram adicionados baldes extras de malte na receita original da Altbier e, para corrigir o erro, o cervejeiro teve que balancear a cerveja com lúpulo. Nascia assim a Doppelsticke, uma cerveja mais alcoólica, mais encorpada e mais amarga do que a Altbier tradicional.

Diz a lenda que, por muitos anos, a receita foi repassada entre os cervejeiros como se fosse um segredo, daí a origem do nome, pois no dialeto local sticke significa segredo.

A Doppelsticke foi a cerveja escolhida para celebrar a união das escolas alemã, da Walfänger e belga, formação de Schiaveto que, juntos, escolheram esse estilo enigmático e sofisticado para maturar em barril de carvalho. Vennbahn, é o nome de uma antiga ferrovia belga, há tempos desativada, que passava pelo território alemão.

“O Paulo Schiaveto é nosso consultor e amigo de longa data e queríamos fazer uma cerveja que levasse sua assinatura”, comenta Balieiro.

O novo rótulo da Cervejaria Walfänger tem 10,5% de álcool e coloração vermelho escuro. “Trata-se de uma Altbier ‘concentrada’, ou seja, bastante maltada, com amargor equilibrado e um leve frutado proveniente da fermentação. Maturada em barris de carvalho por seis meses, apresenta aromas típicos dessa guarda em madeira”, comenta Schiaveto.

Além da Vennbahn, o público do festival contará com todas as cervejas do portfólio da Walfänger.

A linha Clássica é composta pelas premiadas Doppel Bock (Medalha de Ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2017 – Blumenau – SC) e Weizen (trigo, Medalha de Prata na South Beer Cup 2017 – Argentina), além da Munich Helles (clara, típica alemã).

A linha Trigênios é formada pela Albert (German IPA), Sebastian (Düsseldorf Altbier) e Sigmund (Vienna Lager). Qualquer associação aos gênios Bach, Freud e Einstein não é coincidência, pois a linha faz menção a esses três grandes nomes que têm em comum a origem austro-germânica.

Mais informações e compra de produtos Walfänger pelo site www.walfanger.com.br.

Autor

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: