Primeira cooperativa cervejeira do Brasil abre as portas em Ribeirão Preto

Planos envolvem loja e e-commerce de insumos e equipamentos, realização de cursos, palestras, workshops, consultorias e até a instalação de uma cervejaria própria para uso dos cooperados

A CooperBreja – Cooperativa Cervejeira do Brasil, promoveu no próximo sábado (08/04), o evento de inauguração aberto a toda a comunidade de cervejeiros caseiros e apreciadores de cervejas artesanais.

Luiz Madeira é o atual presidente da CooperBreja

“A CooperBreja foi pensada para oferecer produtos e serviços a preços competitivos e que atendam às necessidades dos cervejeiros caseiros não apenas de Ribeirão Preto, mas de todo o País por meio de e-commerce”, afirma o presidente e um dos idealizadores da cooperativa, Luiz Madeira.

O plano de negócios da cooperativa inclui a abertura de uma loja para venda de equipamentos e insumos nacionais e importados para cervejeiros caseiros com descontos para cooperados. A loja física já está operando na sede da entidade e uma plataforma de e-commerce será lançada ainda no mês de abril para atender cervejeiros de todo o Brasil.

Momento da inauguração da CooperBreja, que aconteceu no sábado (08/04)

Também a partir de abril a Cooperativa começa a oferecer cursos, workshops e treinamentos para cervejeiros caseiros. No dia 29 de abril será realizado o 1º Curso de Fabricação de Cervejas Caseiras Artesanais. No dia 27 de maio, a entidade promove o Workshop de Sanitização para Caseiros e Cervejarias.

Em uma próxima etapa, a CooperBreja planeja oferecer apoio especializado e consultoria para pequenos produtores na montagem da fábrica, produção, logística e comercialização de cerveja.

“Uma das propostas da cooperativa é que ela seja uma saída para que os cervejeiros caseiros possam legalizar sua produção, atendendo a todas as normas da Anvisa e do Ministério da Agricultura”, diz Luiz Madeira.

Para os próximos anos, o objetivo da cooperativa é a instalação de uma fábrica própria para oferecer serviços de terceirização de produção em volumes maiores para seus cooperados pessoas físicas e para outras cervejarias.

Objetivo da primeira cooperativa brasileira de cerveja é tentar baratear custos e abrir um novo caminho na produção

No primeiro semestre de 2018, a CooperBreja planeja dar início a um projeto de intercâmbio com outras cooperativas na América Latina para fortalecer a integração e incentivar o cooperativismo cervejeiro no continente.

Quem tiver interesse em ser cooperado, deve acessar o site da www.cooperbreja.com.br, ler o estatuto e preencher o cadastro. A CooperBreja tem sua sede na Avenida do Café, 960.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *