Agosto Dourado
Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham.
Agosto é o mês escolhido para a campanha de incentivo à amamentação e o dourado simboliza o padrão ouro de qualidade do aleitamento materno para a saúde infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e o aleitamento materno complementar até os 2 anos de idade. Entenda a diferença:
Aleitamento materno – ofertar o leite materno independente de outros alimentos;
Aleitamento materno exclusivo – ofertar apenas o leite materno, seja direto das mamas ou ordenha;
Aleitamento materno complementar – ofertar leite materno, alimentos sólidos e semi-sólidos.
O aleitamento materno traz benefícios tanto para as mães quanto para os bebês. Sendo eles:
Para as mães: Recuperação mais rápida do organismo após o parto; redução do estresse; redução nas taxas de câncer de mama, ovários e de endométrio; maior sucesso e facilidade na introdução alimentar, o que leva a maior satisfação materna; e aumento do vínculo com o bebê;
Para os bebês: Redução da morbimortalidade infantil; proteção contra diarréias, infecções respiratórias e alergias alimentares; promoção do desenvolvimento da cavidade bucal; prevenção de anemias e otites; melhor nutrição; e evita cólicas.
A amamentação constantemente é motivo de frustração para as famílias, pois não é tarefa fácil. Muitas mulheres desejam amamentar seus bebês e encontram dificuldades na pega do bebê na mama, questões relacionadas a descida e ejeção do leite, intercorrências nas mamas, como as fissuras mamilares, mastite puerperal e ingurgitamento mamário (mais conhecido como “empedramento”). O que nos mostra que as mulheres necessitam de informação de qualidade ainda durante a gestação e após o nascimento de seus bebês e, principalmente, de uma rede de apoio que deem acolhimento e ajude-as durante o processo.
Outro possível entrave na amamentação e oferta do leite materno por mais tempo é o retorno ao trabalho após 4 meses do parto. A mulher precisa retornar ao seu posto de trabalho antes do tempo recomendado para aleitamento materno exclusivo, o que muitas vezes leva ao desmame precoce. A Campanha Agosto Dourado deste ano traz como tema “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham” e promete ações de incentivo à amamentação com ênfase nesta questão, durante todo o mês.