Contrações de Braxton Hicks ou de treinamento

O treinamento do útero para o parto.

A partir de 20 semanas de gestação, podem começar a acontecer episódios de endurecimento da barriga, seguidos de relaxamento, algumas ou várias vezes no dia. Comum ouvirmos: “Faz um montinho duro aqui na barriga, depois passa”.  Isso pode gerar preocupação e idas ao pronto-atendimento.

Acreditem, é normal. Durante grande parte da gravidez, o útero passa por contrações fracas e lentas, periodicamente, denominadas Contrações de Braxton Hicks ou de Treinamento. Como o próprio nome diz, é o útero treinando para as contrações que acompanharão o trabalho de parto.

Foto: Divulgação

Essas contrações podem ser desconfortáveis, mas não são dolorosas; são curtinhas (dá e logo passa); podem desaparecer ao mudar de posição; não alteram o colo do útero, ou seja, não são efetivas; e não significam que o trabalho de parto começou ou está próximo.

Repare que iniciei o artigo dizendo: “podem começar a acontecer”, pois nem toda mulher vai perceber e está tudo bem. Cada gestação é única e não existe um roteiro pronto. Seria muito mais fácil se pudéssemos seguir um cronograma para cada idade gestacional, mas não é assim que funciona. Cada mulher tem uma experiência.

Foto: Divulgação

Ainda assim, é importante conhecer o que pode acontecer, pois as contrações de treinamento gera muitas dúvidas, incertezas e idas desnecessárias ao pronto atendimento.

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta