Deu positivo!
Ao se descobrir grávida, mesmo quando muitíssimo bem planejado, a primeira pergunta que costuma vir é: “E agora?”
O artigo de hoje vem te dar um guia para que você saiba por onde começar. Vale ressaltar, cada gestação é única e cada mulher vive o processo de uma maneira diferente, mas existem coisas gerais que devem ser buscadas (ou deveriam).
Após o “teste do xixi”, aquele que compramos em farmácia, você pode realizar um exame de sangue chamado Beta hCG para quantificar um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana circulante no sangue durante a gestação, responsável pela implantação do óvulo, manutenção da gestação e nutrição do embrião. O Beta hCG possui maior sensibilidade e menor interferentes. Por esta razão, muitas optam por realizá-lo após o exame de urina ser positivo.
Vindo o positivo… Agende uma consulta com seu médico ou sua médica ginecologista. Caso este não atenda Obstetrícia, que é a área que cuida das gestantes, você será encaminhada para um(a) colega.
O ideal é que você melhore sua alimentação, “descasque mais e abra menos” – mais comida “de verdade” e menos industrializados. O acompanhamento nutricional, se você puder, é sempre bem-vindo.
Além disso, a gestação é o momento perfeito para que você crie uma rotina de exercícios físicos. Nada mais motivador do que um bebezico se desenvolvendo dentro de você, né?
Se você não pratica nenhum tipo de exercício, comece o mais rápido possível com acompanhamento profissional. Se você já os pratica, dê continuidade e busque adaptação com o seu educador físico. Exercícios físicos são um Santo remédio, mas podem ser “veneno” se você realizá-los de maneira errada, sem supervisão e progressão de maneira adequada.
Encontre uma Fisio Obstétrica para chamar de sua! A Fisioterapia Obstétrica cuidará de todas as demandas da gestação com o olhar totalmente voltado para a fisiologia da gestante, do parto e do pós-parto. Esse acompanhamento independe se você almeja um parto normal ou uma cesariana.
Por último, – mas não menos importante – tenha uma Doula! Ela estará com você te informando sobre todos os assuntos necessários durante a gravidez, será uma companhia consciente e profissional durante todo seu trabalho de parto e parto que estará lá exclusivamente POR VOCÊ. Quando todos os olhos se voltam para o nascimento de um bebê, o olhar da Doula é para a mulher e mãe com todo carinho e respeito que o processo merece.
Você pode encontrar estes profissionais na rede particular, nos planos de saúde e na rede pública nas unidades básicas ou centros especializados em saúde da mulher de sua cidade. O mais importante é que você tenha informação e cuidado de qualidade neste período tão importante e desafiador.