É interessante saber sobre a maternidade
Você pode se informar a respeito da maternidade em que o seu parto acontecerá. E vou te nortear.
É comum o hospital ser motivo de ansiedade e medo durante a gestação, por ser algo que muitas mulheres acreditam que só saberão “na hora H”, principalmente nas mães de primeira viagem.
Ter medo do desconhecido é natural em todos os aspectos de nossas vidas, com o nascimento de nossos filhos não seria diferente. E, mais uma vez, o conhecimento é um aliado no processo.
Pesquisar a maternidade onde se planeja ter o bebê é muito importante. Seja para conhecer e escolher qual a melhor opção para vocês ou para conhecer melhor sua única opção (o que ocorre frequentemente).
Para isso você pode entrar em contato com o hospital ou até mesmo agendar uma visita para conhecê-lo antes do parto. Trouxe algumas questões legais de serem conversadas para o seu preparo ou tomada de decisão.
– O que precisa ser feito no momento da internação? O que preciso levar?
– Meu acompanhante ficará o tempo todo comigo?
– Permitem a entrada de profissionais de assistência ao parto de minha escolha? (Exemplo: Doula, Fisioterapeuta em Saúde da Mulher, Enfermeira Obstétrica)
– Quais as opções para alívio da dor no trabalho de parto?
– Poderei comer coisas leves durante o trabalho de parto? E me hidratar?
– O que é feito na primeira hora de vida do meu bebê? Poderei amamentá-lo? Poderei já pegá-lo no colo, caso tudo corra bem?
– A amamentação é estimulada? Terei auxílio, caso precise?
– Ficarei em alojamento conjunto com o meu bebê?
– Oferecem fórmula e/ou bicos para o meu bebê sem consulta prévia?
– Poderei levantar-me e tomar banho quanto tempo após o parto?
– Caso a cesárea seja necessária, quais são as possíveis reações da anestesia? O que é comum sentir? Quais cuidados devo ter?
Se você não tiver fácil acesso à maternidade, essas dúvidas podem ser sanadas pelo(a) Obstetra e pelos profissionais que te acompanham durante a gestação e tenham acesso à maternidade em questão.
Perguntas simples podem te aliviar o medo e a ansiedade de uma gestação inteira. E o “desconhecido” fica um pouquinho menos “desconhecido”. Informação de qualidade é sempre nossa melhor opção.