15ª Primavera dos Museus faz parte da programação do Museu Casa de Portinari

Agenda conta com exposições, oficinas, bate-papos, depoimentos e roda de conversa sobre o livro “América Latina 2051”.

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa, de 20 a 26 de setembro, da 15ª Primavera dos Museus. O tema Museus: perdas e recomeços, propõe reflexões sobre os desafios vivenciados pelos espaços culturais devido à pandemia, e no poder que essas instituições têm em ressignificar histórias e transformar as perdas em recomeços, tornando-se ambientes de acolhimento.

Presencial na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, em Brodowski

As atrações foram divididas em atividades presenciais e virtuais. A programação do evento inicia com a exposição “A Poética dos Resíduos – Experiências Visuais entre a Ética e a Estética”, do artista visual André Costa. Na Mostra, realizada na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, em Brodowski, o artista expõe obras criadas a partir de resíduos. Ficará disponível até o dia 15/10, de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Além disso, como atividades que complementam a exposição e compõem a programação, o Museu Casa de Portinari realiza oficinas, bate-papos e a exibição do documentário “Fragmentos Visuais”, que destacam a semana. Todas as ações serão no mesmo ambiente, na Recreativa 22 de Agosto, e ministradas pelo artista André Costa.

Na próxima sexta-feira (24/09), acontecerá a Oficina de Sensibilização – “Do resíduo industrial à poética visual”. A ação abordará a forma de trabalhar do artista André Costa a partir do reaproveitamento de resíduos. Será das 9h às 10h30 e, também, nos dias 01 e 08/10, nos mesmos horários.

Iniciando, ainda, a Performance “Desvendamento do Processo Criativo – Evidenciando a Evolução da Estética Visual”, o artista plástico André Costa apresentará o método de criação de suas obras. A ação será das 13h às 15h, nos dias 24 e 27 a 07/10.

Já no sábado (25/09), o artista propõe um bate-papo para falar sobre a criação de projetos culturais: captação de projetos com Lei de Incentivo à Cultura, captação de verbas, entre diversos assuntos sobre a temática, das 9h30 às 11h30. Também será exibido o documentário “Fragmentos Visuais”, com roteiro de Evandro Carlos Nicolau e direção de André Costa.

Foto: Leandro Lé

Pelas mídias sociais da instituição

As mídias sociais não ficarão de fora. No sábado (25/09), às 10h, o conteúdo do “Pela Janela” apresentará o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), abordado na 15ª Primavera dos Museus.

 

No Museu Casa de Portinari

E para finalizar a programação da 15ª Primavera dos Museus, no domingo (26/09), acontecerá uma roda de conversa com Luis Claudio S. Pereira, autor do livro “América Latina 2051”, das 11h às 12h30, no Museu Casa de Portinari.

A agenda do mês não para por aí. Na sexta-feira (24/09), às 8h, a instituição realizará uma leitura de cordel na praça em frente ao museu. Contextos sobre os engenhos de açúcar e da migração nordestina no estado de São Paulo serão os destaques da atração.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras até as 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: