Empréstimo com garantia de investimento: vale a pena?

Conhece o empréstimo com garantia de investimento e quer saber se essa modalidade vale a pena? Então leia este post para aprender mais!

Quem busca um empréstimo online, logo percebe a variedade de opções que existem e o quanto é difícil decidir pela alternativa ideal. Muitas vezes, as taxas são abusivas e os prazos não convidativos.

Neste cenário, surge o empréstimo com garantia de investimento, com uma das taxas mais baixas do mercado.

Se você quer saber como funciona essa modalidade, suas vantagens e se esta é uma opção para você, então continue a leitura porque vou tirar as suas principais dúvidas sobre este assunto.

Foto: FreePik

O que é o empréstimo com garantia de investimento?

O empréstimo com garantia de investimento tem uma lógica bastante simples. Se você tem uma aplicação em um banco e não pode ou não quer mexer naquele valor, então pode usar este investimento como garantia para pedir um empréstimo.

Porém, esse empréstimo obrigatoriamente deve ser solicitado na mesma instituição financeira com a qual você tem o investimento.

 

Principais vantagens dessa modalidade

Essa modalidade possui muitas vantagens, e não deixe de considerá-la em seu planejamento financeiro pessoal caso você tenha aplicações em alguma instituição.

Foto: Divulgação

Taxas de juros menores

Primeiramente, as taxas de juros são menores e os prazos de pagamento podem ser maiores do que outras opções. Se você tem um investimento com o banco, ele sabe que você dispõe daquela quantia que está pedindo emprestado. Isso reduz bastante os riscos do banco de fazer negócio.

Por isso, eles podem reduzir significativamente as taxas de juros aplicadas para o pagamento das parcelas mensais.

Além disso, como você já tem um relacionamento com a instituição financeira, ela confia mais em você para aumentar o prazo de pagamento do empréstimo.

Você também pode negociar taxas e prazos se não estiver satisfeito com o que for oferecido. Lembre-se de que o seu poder de barganha é maior com bancos que você se relaciona a mais tempo.

 

Agilidade na negociação

Outra vantagem importante é a agilidade na negociação. Assim, se você tiver pressa em conseguir o dinheiro, o empréstimo com garantia de investimento pode ser uma ótima alternativa para você.

Já outras opções dependem da regularização de algumas documentações e têm um fator burocrático mais presente. Por isso, elas são mais lentas e há uma dificuldade maior de sair o dinheiro.

Como solicitar empréstimo com garantia de investimento

Diante deste cenário, saiba como solicitar o empréstimo com garantia de investimento.

Primeiramente, analise com quais instituições você tem aplicações e se elas permitem que você solicite esse tipo de empréstimo.

Depois disso, compare as opções verificando taxa de juros, prazo de pagamento e outros custos extras que podem aparecer.

Neste processo, você também deve analisar o tipo de investimento que possui para saber se realmente vale a pena pedir um empréstimo em vez de sacar esse dinheiro.

Se a sua aplicação for a longo prazo e você não puder mexer na quantia por anos, por exemplo, então solicitar o empréstimo é uma das únicas alternativas que você tem.

 

Cuidados que você deve ter com essa opção

Assim como qualquer negócio financeiro, você deve tomar certos cuidados para não acabar saindo no prejuízo. Primeiramente, leia o contrato com bastante atenção para que nenhuma taxa fique despercebida. Além disso, certifique-se de que você conseguirá pagar as parcelas mensais para não se enrolar financeiramente.

Outro fator, e um dos mais importantes, é verificar se o empréstimo com garantia de investimento vale mais a pena do que sacar a aplicação que você tem no banco para utilizá-la.

Ou seja, se a taxa de juros do banco for superior ao rendimento da aplicação, então já não vale a pena fazer o empréstimo com garantia de investimento.

Foto: Divulgação

Outras opções de empréstimo disponíveis

Nesse contexto, você também pode contar com outras opções de empréstimo online.

Se você tiver uma casa ou um carro, por exemplo, pode solicitar o empréstimo com garantia de veículo ou empréstimo com garantia de imóvel. Essa alternativa tem juros mais baixos do que outras modalidades de empréstimo já que o banco sabe que você tem um bem e ele está no contrato.

Você também pode conferir o empréstimo consignado e outras possibilidades de empréstimo rápido, inclusive sem comprovação de renda.

Porém, isso pode significar taxas altas de juros ou prazos apertados em que você não conseguirá pagar.

Assim, compare as opções e tenha um planejamento financeiro sólido para apenas solicitar um crédito quando você realmente tem necessidade e sabe que conseguirá quitar as parcelas mensais, para não entrar em dívidas.

Foto: FreePik

Considerações finais

O empréstimo com garantia de investimento ainda é pouco conhecido. Porém, ele é uma excelente alternativa para pessoas que precisam de dinheiro com urgência.

Além disso, os seus juros são mais baixos e o prazo de pagamento maior do que a maioria das outras modalidades de crédito.

Assim, compare as opções para fazer um bom negócio e lembre-se de que você só pode solicitar o empréstimo com garantia de investimento no mesmo banco em que você já possui a aplicação.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: