Desenhos de Ubirajara Júnior farão parte de exposição em Ribeirão Preto

Uma Mostra gratuita comemorará o Dia do Imigrante Italiano e teve início na terça-feira (21/02)

A Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, abre suas portas para receber a exposição “Viagem à Itália”, a qual apresentará os desenhos de Ubirajara Júnior. A exposição foi inaugurada na terça-feira (21/02), e prosseguirá até o dia 29 de abril, assim pretende possibilitar que os visitantes possam planejar, pesquisar, arrumar a mala e embarcar numa viagem à Itália.

Quem visitar o local poderá conhecer a Itália, através de desenhos de monumentos, edifícios históricos e paisagens que foram criadas pelo artista plástico. São aproximadamente 30 trabalhos, os quais foram produzidos entre 1999 a 2006.

O material é resultado de uma pesquisa sobre a produção artística de Ubirajara Júnior realizada pelas curadoras Alice Registro Fonseca e Yolanda Cipriano, iniciada em 2014 para a mostra “Identidade – Ubirajara Júnior”, no Ateliê Heloisa Junqueira. A montagem na época destacou as diferentes séries de pinturas, desenhos e aquarelas do artista que completava 25 anos de produção naquele momento.

“O material revela um conjunto de obras em que o artista revive sua experiência de viajar pela Itália, através de desenhos desenvolvidos à nanquim e aguada sobre papel, com linhas expressivas, sem esboço inicial. A oportunidade de apresentar o trabalho desse talentoso artista em uma data tão simbólica para nós é realmente um presente para o público ribeirão-pretano, seja de descendência italiana ou não”, explica a gestora executiva da Casa da Memória Italiana, Alice Registro.

E a surpresa ficará que o público também será peça importante na exposição, porque quem fizer uma visita-guiada poderá depois enviar sua fotografia para o e-mail da instituição e assim as melhores fotos tiradas participaram de um mostra virtual.

“Da câmera fotográfica ao celular, do retrato impresso em papel fotográfico a selfie instantânea digital, a Casa da Memória Italiana criará uma mostra virtual com fotos enviadas pelo público de registros de momentos, olhares e pessoas na paisagem da Itália”, revela a gestora da Casa da Memória Italiana.

Vale salientar que a entrada para a exposição é gratuita, as visitas-guiadas são realizadas de 3ª e 5ª feira às 15h, e aos sábados às 10h. Não é necessária o agendamento em grupos menores de 10 pessoas. A Casa da Memória Italiana fica localizada na Rua Tibiriçá, nº 776. E o telefone para mais informações é o (16) 3625-0692.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: