Museu de História Natural de Cravinhos é uma das opções de lazer em Cravinhos

Entre os destaques do local estão suçuarana, sucuri de 7 metros, leão, tubarões, jacaré-açu, jaguatirica, onça, quati, tatu-canastra, entre outros.

Momento de descontração e onde levar as crianças para brincar, passear e ainda ganhar conhecimento? Em Cravinhos uma das opções é o Museu de História Natural “Wladimir Chaves”, que se transformou em uma referência nacional no ano de 2008, quando foi elogiado pelos maiores museólogos do Brasil, inclusive ganhando diversos prêmios.

“Muitos pensam o museu como algo que guarda coisa velha e não é bem assim, tanto que aqui no de Cravinhos estamos sempre renovando e trazendo novos cenários para os visitantes”, comenta o coordenador do Museu de Cravinhos, Hugo Araújo Tormente Júnior.

Foto: Divulgação

O local abriga diversos cenários, e em torno de 2 mil espécies de animais taxidermizados (empalhados) em seu acervo, e tem por finalidade guardar a identidade cultural da sociedade e preparar as gerações para a conscientização de ecologia, sustentabilidade e convívio amoroso e fraterno com natureza, animais e plantas do planeta.

Entre os destaques do local estão suçuarana, sucuri de 7 metros, leão, tubarões, jacaré-açu, jaguatirica, onça, quati, tatu-canastra, entre outros.

Foto: Divulgação

O local já foi visitado por aproximadamente 37 mil pessoas de mais de 35 cidades da região, que puderam levar conhecimento e experiência de vida para as suas cidades. O intuito da visita das crianças é que eles possam conhecer os habitats dos animais, ter uma explicação sobre Biologia, quais são os animais em extinção, porque devem preservar o Meio Ambiente e que no final saiam do museu com a consciência que são eles próprios que devem cuidar da Natureza e dos seres que vivem nela.

“Queremos cada vez mais levar as pessoas para dentro do museu, para isso temos a proposta de criar no local como se fosse um laboratório, porque todos poderão além de ver os animais também aprender sobre, tocar e interagir”, diz Hugo Tormente.

Foto: Divulgação

Vale salientar que o Museu de Cravinhos é o único do Brasil a ter um cenário da Antártida, com peças exclusivas. E também tem um espaço para Oficinas Culturais, que possibilitam a confecção de brinquedos e muito mais através de material reciclável.

Foto: Divulgação

E a visita no Museu de História Natural de Cravinhos “Wladimir Chaves” é gratuita e pode ser feita de de 3ª a 6ª feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. E aos sábados das 8h às 15h. O museu está localizado na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 71. Para mais informações e agendamento de grupos os telefones são (16) 3951-8407 ou 3951-1614.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: