Um caipira nos quadrinhos: Chico Lorota vira coletânea

Todos que desejarem podem apoiar o projeto, sendo que um dos artistas escolhidos para fazer parte da coletânea é o chargista da Intertv Web, Alex Soares

O selo Ribeirão Preto em quadrinhos (RPHQ) lançou, recentemente, a campanha de financiamento coletivo de sua nova coletânea: “Causos do Chico Lorota”. O projeto reúne mais de 20 artistas em torno de roteiros originais e causos do bom caipira.

Reconhecido pelo público por suas atuações em rádio, TV, internet e por seus shows no teatro, Chico Lorota é um personagem singelo e divertido vivido por Roberto Edson. Ao comentar a ideia, o humorista incorpora a criação: “O Chico existe para levar cultura e diversão para as pessoas… cêis num imagina a sastifação que eu tô!”

Os roteiros das histórias em quadrinhos foram desenvolvidos por Gerson Teixeira, que já escreveu clássicos da editora Abril, Disney, Senninha, Bolinha e Luluzinha, Turma do Arrepio e que atualmente presta seus serviços para a Maurício de Sousa Produções. Como até bem pouco tempo os roteiristas não assinavam suas obras no Brasil, o autor estava acostumado com o anonimato.

“Muita gente se emociona quando descobre que histórias que marcaram suas vidas foram criadas por mim. Aí, eu me emociono junto!”, confessa Gerson Teixeira.

As publicações do selo RPHQ já receberam três indicações ao troféu HQ Mix (o Oscar brasileiro dos quadrinhos). Dessa vez, a escolha dos quadrinistas foi feita por uma chamada na internet.

“Recebemos mais de 100 portfólios e fizemos a seleção mesclando artistas experientes e novos talentos”, explica Cordeiro de Sá, organizador do projeto.

A nova coletânea não será vendida em bancas. O financiamento coletivo é uma modalidade de produção que funciona como uma pré-venda para viabilizar projetos alternativos. Ao entrar no site (www.catarse.me/chicolorota) os interessados podem apoiar o projeto e escolher recompensas de acordo com o montante destinado – entre as recompensas há bonequinhos, artes, estudos e roteiros originais autografados.

“É uma transação garantida e segura, em que se a meta de arrecadação não for batida nos 45 dias de duração do financiamento, todo dinheiro é automaticamente devolvido aos colaboradores. Por outro lado, se vencermos juntos, todos receberão seus pacotes no conforto de seus lares, com a certeza de terem viabilizado um projeto bonito e edificante”, explica Sá.

Ao todo serão 14 histórias, 2 causos ilustrados e entrevista com os artistas. E para quem quiser fazer parte do projeto a contribuição mínima é de R$ 20,00. E os artistas participantes dessa edição são: Alex Soares, Ana Márcia Zago, Arnaldo Junior, Arnaldo Neto, Bianca Lana, Caetano Cury, Cordeiro de Sá, Dan Medeiros, Dri Andreolli, Dud, Felipe Briani, Fran Micheli, Gerson Teixeira, João Edno Jr., Jorge Curti, Karen Fagu, Lucas Busatto, Luís Menechino, Paulo Fritoli, Reno, Roberto Edson, Rodrigo Mazer, Saulo Michelin, Vinil e Vitor Pandão.

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *