Estudantes de escolas municipais de Cravinhos recebem o kit alimentação

Os itens dos kits são: 1 maço de alface, 01 maço de cheiro verde, banana, laranja, abobrinha, chuchu, pepino, milho verde, mandioca e cenoura.

O município de Cravinhos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no mês de setembro a distribuição do kit de alimentação escolar, denominado “Programa Merenda Solidária”, a todos os alunos matriculados na rede municipal, e que frequentam os Ensinos Fundamental I e II. Devido a Pandemia Mundial de Coronavírus muitas famílias tiveram sua renda afetada, assim precisando de um auxílio nesse momento.

“Dividimos o trabalho de distribuição em várias semanas. Primeiramente atendemos as creches, em seguida foi a vez da Educação Infantil e como o número de estudantes era maior no Ensino Fundamental I e II tivemos que fazer o mês de setembro todo”, explica a nutricionista e chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Cravinhos, Lilian Cavalcanti Bucioli.

Ainda segundo Cavalcanti, como os fornecedores são de agricultura familiar e não possuem produção de larga escala, houve a definição que a cada semana os alunos de uma das escolas de Ensino Fundamental seria contemplada com os kits.

EMEB. Antonio Joaquim da Silva
Foto: Divulgação

O planejamento e a definição dos gêneros alimentícios que compõe o kit do “Programa Merenda Solidária” foi elaborado pela nutricionista Lilian Cavalcanti em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar, fomentando a agricultura familiar por meio de contratos vigentes dos agricultores com o Setor de Merenda Escolar, atendendo às orientações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar) em regulamentação a Lei 13.987/2020, que autorizou a distribuição dos gêneros alimentícios aos alunos, durante o período de suspensão das aulas em decorrência das medidas preventivas de contaminação da Covid-19.

EMEB. João Nogueira
Foto: Divulgação

“Os alimentos foram entregues nas unidades escolares, contamos com a colaboração de todos os funcionários na montagem e os pais aderiram a ideia, sendo que quem não estava necessitando naquele momento foi buscar e fez a doação”, revela Lilian Cavalcanti.

Os itens dos kits são: 1 maço de alface, 01 maço de cheiro verde, banana, laranja, abobrinha, chuchu, pepino, milho verde, mandioca e cenoura. Sendo todos os itens provenientes dos agricultores familiares de associações de Cravinhos, Ribeirão Preto, Serra Azul e São Simão.

EMEB. Maria Virgínia Matarazzo Ippólito
Foto: Divulgação

Ao todo foram mais de 4 mil alunos atendidos durante as entregas dos kits de alimentação em todas as unidades escolares municipais, além da creche das Irmãs Franciscanas e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

EMEB. Moacyr Martins dos Santos
Foto: Divulgação

Vale salientar que o “Programa Merenda Solidária” também tenta priorizar a agricultura familiar, como forma de incentivo aos produtores que forneciam, antes da interrupção das aulas, diariamente, os seus produtos para a fabricação da merenda escolar.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: