Fundação do Livro e Leitura revitaliza sala de leitura em escola municipal de Ribeirão Preto
Espaço da EMEF Prof. Salvador Maturano, no Parque Ribeirão Preto, ganha nova estrutura para incentivar o acesso à leitura e atividades culturais; entrega terá apresentação circense gratuita para os alunos.
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promoveu, na segunda-feira (25/05), uma ação cultural na EMEF. “Prof. Salvador Marturano”, em Ribeirão Preto, para marcar a entrega da sala de leitura revitalizada por meio do projeto “Revitalização de Bibliotecas”, realizado em parceria com o Grupo Tracan.
A programação contou com apresentações da atração circense “Circo Reciclando Ideias: A Palestra Mais Improvisada do Mundo”, do grupo Com 2+1 Na Linha, unindo literatura, sustentabilidade e linguagem circense em atividades voltadas aos alunos da escola.
Segundo a coordenadora de produção e comunicação da Fundação do Livro e Leitura, Bruna Veiga, a proposta da ação foi celebrar a reabertura do espaço já preparado para receber alunos, professores e toda a comunidade escolar.
“A escolha de uma atividade circense que dialoga com a sustentabilidade se conectou diretamente à proposta de ressignificar e dar uma nova vida aos espaços, além de incentivar reflexões sobre consciência ambiental e transformação social”, afirmou.

Projeto Revitalização de Bibliotecas
De acordo com Bruna, o projeto busca ampliar o acesso ao livro e incentivar a formação de leitores em ambientes mais acolhedores e democráticos.
“Entregar um espaço onde isso é possível é criar oportunidades para que a leitura se torne um processo transformador para crianças, professores e toda a comunidade escolar, garantindo o acesso ao livro”, destacou.
A coordenadora também ressaltou que a reformulação da sala de leitura permite que o espaço seja utilizado de forma mais ampla pela escola, oferecendo um ambiente acolhedor, democrático e com acervo acessível aos alunos e educadores.

Novas ações
A entidade pretende ampliar o projeto para outras escolas, bibliotecas e salas de leitura de Ribeirão Preto e região. Segundo a Fundação, a expansão dependerá do mapeamento das estruturas existentes, da elaboração de novos projetos de revitalização e da captação de recursos para execução das melhorias e atualização dos acervos.
O projeto Revitalizando Bibliotecas conta com incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), por meio da Lei de Incentivo.

