50 anos de história: Consórcio Santa Emília é pioneiro da modalidade econômica no Brasil

Trajetória da empresa que nasceu em Ribeirão Preto acompanha os primeiros passos do autofinanciamento coletivo no país.

Próximo de completar 50 anos da sua criação, o Consórcio Santa Emília comemora também um novo momento da marca, que se expande pelo Brasil como uma opção vantajosa e eficaz para investimentos financeiros.

A empresa que começou em Ribeirão Preto, mantém sociedade desde 2012 com a BR Consórcios e atende setores automobilístico, imobiliário e de serviços. A marca se destaca pela satisfação média acima do mercado e pela filosofia de negócios que trata a confiança como fator essencial para o tratamento e atendimento ao cliente.

“São 50 anos de lisura e transparência que se refletem todos os dias em cada atendimento ou créditos administrados. Todas as parcerias e adaptações ao mercado que fizemos, seguem a mesmo direcionamento, que é gerar confiança para garantirmos as conquistas dos nossos consorciados”, explica o diretor do Consórcio Santa Emília, Manoel Barros.

Diretor do Consórcio Santa Emília, Manoel Barros

Consórcio no Brasil

O consórcio, modalidade de compra planejada popular no Brasil, surgiu na década de 1960, por um grupo de colaboradores de uma agência bancária, como uma alternativa para aquisição de veículos. Ele ganhou força no mercado brasileiro pela sua capacidade de promover inclusão econômica, permitindo que pessoas de diferentes classes sociais pudessem adquirir bens de alto valor, como automóveis e imóveis, por meio de um sistema de autofinanciamento coletivo.

A prática consiste na formação de grupos de pessoas que contribuem mensalmente com uma quantia determinada, realizando sorteios ou lances para determinar quem receberá o bem a cada ciclo. A popularidade do consórcio no Brasil se deve à sua flexibilidade, ausência de juros altos, e à capacidade de se ajustar às necessidades dos participantes ao longo do tempo.

O mercado de consórcio passou por dois momentos importantes que fomentaram a modalidade. O primeiro foi a regularização pelo Banco Central em 1991, tornando a modalidade mais capacitada e respaldada economicamente em território nacional, gerando assim mais segurança e abertura com o público.

Foto: Divulgação

A segunda importante ação foi a aprovação da Lei 11.795 em 2008 que veio para regulamentar as contrações e trouxe ainda mais equilíbrio, transparência e estabilidade para quem contratar o serviço.

Barros comenta sobre as mudanças e como o Consórcio Santa Emília se comportou: “Foram atitudes que validaram ainda mais o nosso trabalho, quem agia na legalidade ficou. Nós que estamos por aqui desde a época da cartilha de papel e carimbos para validar as cotas, ficamos contentes em ser uma das referências nacionais até os dias atuais”, conta o diretor.

 

50 anos de Consórcio Santa Emília

Atuando no interior do Estado de São Paulo desde 1974 e parte de um Grupo Santa Emília, com 120 anos de história, o Consórcio Santa Emília se estabeleceu como uma referência no setor. Com sede em Ribeirão Preto, a empresa também marca presença em diversas cidades paulistas, com destaque para Campinas, município com forte presença operacional.

A empresa iniciou suas atividades focado em carros novos da Volkswagen, aproveitando-se do crescimento do mercado automotivo na época. Ao longo dos anos, o Consórcio Santa Emília ampliou sua atuação, adaptou-se às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores. Em 1996 a marca deu início a atividades no segmento de imóveis e serviços e em 2012 firmou sociedade com a BR Consórcios para expandir sua atuação no mercado nacional.

O consórcio já entregou mais de 558 mil bens ao longo de sua história, demonstrando sua robustez e a confiança de seus clientes.

Foto: Divulgação

Atualmente, o Consórcio Santa Emília realiza mais de 1.000 contemplações mensais: “São mil conquistas, mil famílias e mil sonhos que ajudamos a realizar, todos os meses. Mostramos nossa capacidade de atender um grande número de consorciados com eficiência”, enfatiza Barros.

O volume de créditos administrados pelo consórcio já ultrapassa a marca de R$ 15 bilhões. Com mais de 78 mil clientes ativos, o Consórcio Santa Emília reforça sua posição com um amplo portfólio de produtos que inclui motocicletas, automóveis, serviços, máquinas e equipamentos, caminhões e imóveis.  A satisfação dos clientes também é um destaque para o Consórcio Santa Emília, que registra um índice de aprovação superior a 85%.

Nos últimos cinco anos, o Consórcio Santa Emília teve um crescimento exponencial em reconhecimento e vendas. Barros comenta sobre o momento: “Foi um período que coincidiu com a pandemia no Brasil, e onde enxergamos uma mudança no comportamento econômico principalmente das famílias, buscando opções mais vantajosas de financiamento e com sede para garantir novos bens. Para isso estávamos por aqui, prontos para oferecer o melhor”, comenta.

Foto: Divulgação

Confiança gera conquista

O Consórcio Santa Emília, em comemoração aos 50 anos da empresa, estabeleceu novas metas e posicionamento de marca, com foco na manutenção da excelência no atendimento ao cliente e com a proposta de inserção de novos produtos que ofereçam vantagens para os mais amplos tipos de modalidades de consórcios ofertadas.

A flexibilidade na escolha dos prazos e valores das cotas, aliada à segurança e à solidez do Grupo Santa Emília, são fatores que contribuíram para que a empresa se tornasse uma referência no setor. Atualmente, o Consórcio Santa Emília continua a se destacar pela qualidade no atendimento e pela confiança depositada por seus clientes, mantendo-se como uma das principais opções para aqueles que buscam realizar seus sonhos de forma planejada e sem as altas taxas de juros comumente associadas a outras formas de crédito no Brasil.

Para comemorar o novo momento, o Consórcio Santa Emília prepara uma noite de celebrações para prestigiar aqueles que fazem acontecer, colaboradores, gestores, parceiros e formadores de opiniões.

“Queremos valorizar o poder da confiança, da transparência e da qualidade que conquistamos em meia década de história, um período longínquo que se mescla com os 62 anos do Sistema de Consórcios no Brasil. Para marcar o momento, teremos uma nova marca e vamos lançar novos produtos para o mercado”, finaliza Barros.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta