Dente de Leite de Cravinhos celebra 50 anos com festa de confraternização

Técnico Sebastião Orteiro recebe homenagem e se encontra com ex-atletas que comandou durante o Dente de Leite.

O Dente de Leite de Cravinhos foi uma equipe comandada pelo técnico Sebastião Orteiro, o qual sempre foi apaixonado pela arte do futebol. Sebastião trabalhava como inspetor de alunos no antigo grupo escolar “João Nogueira”, e ali para entreter os alunos realizava partidas de futebol, mas sem muita estrutura. E a brincadeira se transformou em ofício, quando no dia 23 de março de 1966 decidiu por criar a primeira equipe Dente de Leite de Cravinhos, a qual era basicamente composta por alunos da escola João Nogueira.

“Era tudo muito apertado, mas as crianças se dedicavam e faziam os treinos e partidas acontecerem”, comenta Sebastião Orteiro.

O técnico Sebastião Orteiro reviveu os bons momentos frente ao Dente de Leite de Cravinhos
Foto: Kennedy Oliveira

Com o passar do tempo, a equipe foi crescendo e passou a realizar seus treinamentos na antiga Fábrica de Meias (onde funcionava, até pouco tempo, a empresa Cinap). Meses depois, os treinamentos foram transferidos para a Fazenda Jandaia, onde abrigava todos os atletas. Mas a grande notícia que contagiou a equipe e Comissão Técnica é que os treinamentos seriam duas vezes na semana no Estádio J.D. Martins.

“Naquela ocasião, o Clube Atlético de Cravinhos disputava o Campeonato Amador, e por isso nos foram oferecidos apenas dois dias da semana”, ressalta Sebastião Orteiro.

De ali em diante foram muitas histórias e glórias, sendo o Dente de Leite de Cravinhos ou o Dente de Leite do CAC, temido em todo o Estado de São Paulo, mas sempre sob o comando do técnico Sebastião Orteiro. E as conquistas começaram a acontecer quando em 1969 Cravinhos ficou com o vice-campeonato estadual. Mas em 1970 e 1971 não teve jeito, os meninos do Dente de Leite conquistaram o bicampeonato da categoria e chegaram a enfrentar fortes equipes como São Paulo, Corinthians, Juventus, entre outros.

Sebastião Orteiro foi bicampeão com o Dente de Leite de Cravinhos (1969/70)
Foto: Kennedy Oliveira

E nesse ano de 2021 celebra-se os 50 anos da conquista do bicampeonato do Dente de Leite, e para comemorar foi realizada uma festa de confraternização, em que o técnico Sebastião Orteiro pôde rever os seus atletas, que hoje já estão formados, alguns tiveram suas carreiras futebolísticas, outros foram para áreas diferentes, mas que todos ficaram marcados na história de Cravinhos.

“Uma honra poder proporcionar essa confraternização entre os atletas que jogaram na época de Ouro do Dente de Leite. Alguns infelizmente já não estão mais entre nós, entretanto o nosso técnico [Sebastião Orteiro], atualmente com 92 anos e muito bem de saúde merecia esse reconhecimento. Por isso decidimos por essa celebração”, comenta o goleiro de 70 e 71 do Dente de Leite de Cravinhos e um dos idealizadores do encontro, Robertinho.

Ex-atletas recordaram com alegria os campeonatos de 69, 70 e 71
Foto: Kennedy Oliveira

O evento foi realizado no salão de festas do Clube Atlético de Cravinhos e contou com grande parte dos atletas que atuaram nas conquistas do Dente de Leite de Cravinhos. Também teve a presença do grande técnico, Sebastião Orteiro e seus familiares, bem como diretores da época que sempre apoiaram as equipes, entre eles Carlos Alberto Anzanell e Roque Scanavezz. E não faltou a homenagem ao grande jornalista e uma dos maiores incentivadores do Dente de Leite, na região de Ribeirão, Helton Pimenta, que devido a problemas pessoais não pôde comparecer.

“Essa homenagem foi só um pouco do que o nosso eterno técnico Sebastião Orteiro merece, por sempre estar ao nosso lado quando mais precisávamos e nos treinar tão bem. E esse momento de reencontrar os amigos que não víamos há muitos anos é muito prazeroso. Só tenho que agradecer a todos”, avalia Robertinho.

Celebração reuniu ex-atletas e familiares do técnico
Foto: Kennedy Oliveira

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim), juntamente com o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, e os vereadores Juninho Vessi, Marco Lopes (Minduim) e Gil Bis fizeram a entrega de uma placa ao Sr. Sebastião Orteiro pelos grandes serviços prestados ao município de Cravinhos.

O evento ainda contou com a presença do secretário de Esportes de Cravinhos, Antônio Galatti; do ex-goleiro do Comercial e treinador de diversas equipes, Raul Pratalli; o ex-jogador, Jair Gonçalves; e o ex-prefeito e incentivador do esporte em Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos. Além do ex-atleta Guina, que hoje está na Espanha, mas fez questão de fazer uma chamada de vídeo para parabenizar a todos pelo evento.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

One thought on “Dente de Leite de Cravinhos celebra 50 anos com festa de confraternização

  • 1 de dezembro de 2021 em 21:49
    Permalink

    FAZER PARTE DESTA GERAÇÃO DO FUTEBOL DENTE DE LEITE DO CLUBE ATLÉTICO DE CRAVINHOS ME ORGULHA MUITO. ESTA EQUIPE COMANDADA PELO SR. SEBASTIÃO ORTEIRO ESCREVEU UMA LINDA HISTÓRIA NA CIDADE DE CRAVINHOS E NAREGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO. MEUS PARABENS PELA MATÉRIA.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: