Projeto ‘Arte e Ginga’ finaliza atividades da 3ª edição

Aula de encerramento com transmissão online aconteceu na última sexta-feira, e contribuiu para formação de maneira integral de 300 alunos entre crianças, adolescentes e jovens.

O projeto “Arte e Ginga”, executado desde 2015 em Ribeirão Preto, e que tem como propósito principal a valorização da cultura afro-brasileira, sob relato e contação da história da capoeira no Brasil, finalizou as atividades da sua 3ª edição na última sexta-feira (12/02), com uma aula com transmissão ao vivo.

Inicialmente, o cronograma de execução seria de 12 meses (setembro de 2019 a setembro de 2020), mas em decorrência da pandemia o projeto ficou suspenso no período de abril a agosto. Em setembro de 2020 foram retomadas as aulas remotamente, com transmissão semanal pelo canal do Youtube do Grupo Cordão de Ouro Ribeirão Preto (https://www.youtube.com/cordaodeourorp) as quais continuaram sendo transmitidas até o último dia do projeto, possibilitando que todos os participantes pudessem ter acesso as atividades.

Foto: Divulgação

A iniciativa que contribuiu para formação de maneira integral de 300 alunos entre crianças, adolescentes e jovens, aconteceu na Creche Alvorada, Casinha Azul e Corassol, localizadas em Ribeirão Preto/SP, no Núcleo Benedita Veloso em Jardinópolis e no Centro Espírita Vicente de Paulo em Ituverava.

Além das aulas, o projeto ofereceu todo material necessário para o desenvolvimento das atividades, como uniformes e instrumentos, o que possibilitou a inclusão social, construção da cidadania, troca de experiências e muito aprendizado.

Ao longo do projeto, quatro workshops foram realizados: em outubro de 2019 a atividade foi ministrada pelo Mestre Andrezinho e Professor Mussun em Ribeirão Preto. No mesmo mês o Mestre Andrezinho também ministrou o workshop em Ituverava. Já em janeiro e dezembro de 2020, a ação foi conduzida pelo contra-mestre Dragão em Ituverava e pelo Mestre Suassuna (online) e o Mestre Ivan (presencial) em Ribeirão Preto. Os eventos foram abertos a toda comunidade.

A iniciativa também contou com três apresentações: em fevereiro o “Menino que foi teu Mestre” em Jardinópolis, em março “Capoeira e Samba de Roda” na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), e “É a nossa Cor” em Ituverava.

Nestes eventos, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar com toda a comunidade o aprendizado adquirido e contribuir para divulgação e manutenção cultural da Capoeira.

Foto: Divulgação

O Arte e Ginga 3ª edição, foi um projeto realizado por meio do Programa de Ação Cultural – PROAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e conta com os patrocínios das empresas: Santa Maria, Itaobi Transportes, Dauriti Distribuidora, Transmogiana Transportes, Nutrion, Passalaqua Colchões, Okubo Mercantil, e, Power Tractor, além de receber o apoio da Terra Incentivos e Grupo Cordão de Ouro.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: