Talita Borges é o novo talento do Muay Thai brasileiro

O trabalho foi árduo, mas ela nunca desistiu e há dois anos e meio participa da equipe Inside Muay Thai, em que teve o seu nome adicionado, e assim construiu sua primeira academia, que é considerada a mais completa e equipada da região.

O município de Cravinhos tem despontado em diversos esportes, assim conseguindo demonstrar e descobrir vários talentos na cidade. Uma das modalidades que está ganhando notoriedade é o Muay Thai, que é praticado por jovens e adultos. Uma das professoras e incentivadoras da arte marcial em Cravinhos é a jovem lutadora, Talita Borges Someralde, 32 anos, que começou a praticar o esporte há quatro anos, depois de perder uma pessoa muito especial em sua vida.

“Entrei em depressão e não saia mais de casa, na época morava sozinha, acabei conhecendo o Muay Thai por uma indicação de uma amiga, e daí em diante nunca mais parei. Fazia o treino melhor do que muitos alunos, até que um dia fui convidada para dar aula no lugar do professor, porque ele teria que cuidar da sua esposa, então acabei gostando ainda mais, o professor teve que sair da academia, e então pedi para o dono para deixar eu dar aula de graça, e assim fiquei durante um ano”, comenta Talita Borges.

A cravinhense Talita Borges [e atleta e professora da modalidade Muay Thai e tem se destacado na modalidade
Foto: Kennedy Oliveira

Ela até foi convidada para conhecer outras academias em Ribeirão Preto, mas não gostou do método de ensino e não ficou. Entretanto o destino dela já estava traçado, ela começou a ter indicações de alunos sobre suas aulas, e então conheceu um novo instrutor e começou a se estruturar para se graduar na modalidade e construir a sua carreira.

“Fui fazendo muito mais do que eu podia e consegui chegar à frente de muitos que estavam há anos na modalidade. Cheguei a ir em Ribeirão Preto para dar aulas em domicilio, no parque, e conforme o tempo foi passando fui convidada para dar aulas em três academias de Cravinhos e também no CTC”, explica Talita.

O trabalho foi árduo, mas ela nunca desistiu e há dois anos e meio participa da equipe Inside Muay Thai, em que teve o seu nome adicionado, e assim construiu sua primeira academia, que é considerada a mais completa e equipada da região.

Trabalho de Talita Borges foi árduo e ela começa a colher seus primeiros frutos
Foto: Divulgação

“Hoje temos aula na madrugada, manhã, tarde e noite, mesmo o espaço sendo pequeno em dezembro fechamos com 100 alunos matriculados”, diz a professora e atleta.

E em sua trajetória teve que ouvir muitas coisas desagradáveis, como por exemplo: “ela não dura um ano”, “não vai conseguir”, mas demostrou a todos que se quiser todos podem conquistar o objetivo, tanto que fazia coisas que somente graus mais elevados conseguiam. Mas seguiu treinando e com foco no lema: “Respeito ao seu professor, ao colega que treina, a sua família que te apoia, seus pais que estão investindo em você e disciplina”.

“Que as pessoas que estão vendo a minha história possam saber que muitas vezes existem dificuldades, mas que possamos estar ajudando, crescendo e se tornando o próprio espelho a sua própria luz, quero ser um exemplo para todos”, revela a professora.

Talita Borges tem como inspiração na carreira os atletas Diego Gaúcho, Ariane Sorriso e Pamela Mara, que são de sua equipe e vem dando um show nas suas lutas.

No sábado (05/12), Talita Borges e sua equipe, promoveram um grande evento de graduação, na quadra poliesportiva da EMEB. “João Nogueira”, ocasião que a professora realizou um grande sonho em ver um evento de sua academia em um local tão especial da cidade.

Momento da graduação de 33 praticantes da modalidade
Foto: Kennedy Oliveira

“Foram 33 graduandos, me emocionei, no dia 18 de dezembro (sexta-feira) completei 33 anos e essa graduação nesse local foi um grande presente. Porque o ginásio é algo mágico, já estudei na escola, já participei de campeonatos de vôlei e basquete, pra mim foi um sonho, fazer a minha graduação de um patamar profissional, como a que é feito em Bragança Paulista só com graus elevados, acredito que foi ainda melhor, pois tive a oportunidade de passar a minha história para todos conhecerem da onde surgiu Talita Borges”, emociona-se a professora.

Apesar de todo o incentivo ao esporte, muitas pessoas ainda tem o preconceito de que muay thai, MMA ou o boxe são algo violento, agressivo e sem regras.

“Acredito que muitas pessoas tenham este preconceito, Cravinhos não tinha nenhum professor graduado e certificado, há muitos aqui que dizem serem professor graus pretos, mas não tem um certificado em suas paredes ou cursos que fizeram. Na minha academia quando o aluno chega já aviso que não vai sair roxo e nem se machucar, que tudo é feito com aparadores, sacos de qualidade e que é um esporte que também pode servir para se defender. Sempre ensino que fora dos tatames não é permitido usar o Muay Thai pra brigas, e sim apenas se defender”, comenta Talita Borges.

Apesar de todo o incentivo ao esporte, muitas pessoas ainda tem o preconceito de que muay thai, MMA ou o boxe são algo violento, agressivo e sem regras
Foto: Kennedy Oliveira

E quando perguntada se era possível viver somente de competições, a cravinhense foi bem enfática: “é muito difícil, isso é necessário muitos anos”.

“Infelizmente é muito difícil só depender de lutas, a preparação para isso é de muitos e muitos anos, a maioria dos professores tem suas próprias academias, lutam, mas também dão aulas para sustentar ele e seus familiares. Ainda somos muito mal vistos aos olhos do mundo. Eu mesma vivo para dar as aulas, ensinar e tenho um outro trabalho há 15 anos. Tenho muitos sonhos, muito investimento ainda para fazer, as vezes é ingrata esta profissão, pois em um mês você tem 30 alunos e no outro mês você não tem ninguém, mesmo seu trabalho sendo o mais impecável possível”, ressalta Talita Borges.

E para quem quiser conhecer a academia Inside Muay Thai – Talita Borges é só se dirigir até a Rua Dona Maria Marcozzi, 938B, em frente ao mercado ABC no Jardim Alvorada. O horário para uma aula experimental pode ser marcado pelo telefone (16) 9.9330-8484.

Inside Muay Thai – Talita Borges está localizada na Rua Dona Maria Marcozzi, 938B, em frente ao mercado ABC no Jardim Alvorada, em Cravinhos
Foto: Divulgação

Torneio em Bragança Paulista

A equipe da Inside Muay Thai – Talita Borges esteve representada por 8 lutadores no torneio da modalidade em Bragança Paulista (SP), na Inside Matriz (a maior academia de Muay Thai da América Latina). Os atletas treinaram durante um mês e foram se preparando para a competição, que é considerada uma das maiores do Brasil.

“Liberei a academia todos os horários para eles virem treinar sem custo algum, demos um show com cotoveladas e voadoras com o Thiago de Jesus Mendes, e ganhamos também com o Pedro Henrique Cabral Cogo de Lima com o grau branco, normalmente para lutas precisar ser grau amarela branca e ele só iria se graduar no dia 5 de dezembro. Posso dizer que fiquei muito orgulhosa, os outros não ganharam por pouco, bate aquele nervoso, e a maioria ainda nuca tinha lutado, também fui super elogiada do meu trabalho aqui em Cravinhos, que está sendo visto em outras partes do Brasil, pois a nossa marca Inside está hoje com mais de 160 academias espalhadas. Muitos me conheciam só por fotos, falando eu amo seu trabalho, me espelho em você, e pediam para tirar uma foto comigo. Isso não tem dinheiro no mundo que pague, o próprio presidente da Inside no final me falou: ‘hoje você está trabalhando muito, hein’?”

Competidores durante um dos maiores torneios de Muay Thai, que ocorreu em Bragança Paulista
Foto: Divulgação

Agradecimento

Gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui contando um pouco da minha história, agradecer meus pais que sempre me apoiaram, meus familiares, alunos e principalmente a minha esposa Daiene por ser meu braço direito, muitas vezes aconteceram coisas horríveis e ela sempre estava ali para enxugar as minhas lágrimas e me colocar na posição que eu busquei, eu te amo Day.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: