Astronauta Marcos Pontes realiza premiação da Olimpíada de Astronomia

Durante o 4º Fórum da Educação de Cravinhos, o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, fez surpresa para professores e estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia

O município de Cravinhos foi sede do 4º Fórum da Educação, em que reuniu diversas autoridades das 26 cidades da região, bem como representantes dos Governos estadual e federal. O evento que parecia dedicado somente para falar dos investimentos e o futuro da área educacional contou com uma grande surpresa, a presença do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

“Prazer muito grande estar nesse evento e saber que estamos tratando de Educação, uma área que mexe comigo e que tenho como perspectiva para um mundo melhor”, comenta Marcos Pontes.

O astronauta pôde contar um pouco de sua história, desde seu nascimento em Bauru até a infância pobre e alguns descréditos que muito levavam dele, mas ressaltou que quando se tem um sonho tem que se acreditar e ir atrás, porque assim o mesmo se torna realidade.

Estudantes classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) receberam certificados e medalhas
Estudantes classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) receberam certificados e medalhas

“Vim de uma família muito pobre, mas quando criança tinha aquele sonho de voar, depois ele foi se transformando em ir para o Espaço. Mas muitas das pessoas que estavam ao meu lado falavam que isso era somente para rico, e eu insistia em dizer que um dia iria estar no Espaço, e me preparei muito para isso acontecer, venci muitos obstáculos e mostrei que se deve acreditar nos sonhos”, conta o astronauta brasileiro.

Depois de uma palestra motivacional e que chamou a atenção de todos os presentes, os alunos classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) receberam os certificados e medalhas de premiação, e ainda puderam tirar uma foto com Marcos Pontes. As diretoras de cada escola municipal e a equipe da Educação também foram agraciadas com um troféu dado pelas mãos do astronauta.

“Gosto muito de Astronomia e participei da Olimpíada, mas nunca pensei que poderia conhecer o primeiro astronauta brasileiro, e ele ainda conversar comigo. Fiquei muito contente e quero sim continuar a estudar para ser igual a ele”, diz, sorridente, o estudante Carlos Eduardo Lima.

Marcos Pontes fez questão de tirar fotos e autografar os livros de quem se fez presente ao evento
Marcos Pontes fez questão de tirar fotos e autografar os livros de quem se fez presente ao evento

Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar da Olímpiada organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A prova acontece em fase única, realizada nas próprias unidades de ensino, e é dividida por ciclo de ensino. Além das medalhas, escolas, professores e alunos participantes recebem certificados.

No final do evento o astronauta brasileiro fez questão de tirar foto e autografar os livros de todos que desejaram, e ainda presenteou as autoridades presentes com um dos seus livros intitulado “Caminhando com Gagarin”.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: