Bloco Saratimbancos abre o Carnaval de Cravinhos nesse domingo (16/02)

Evento acontece nesse domingo (16/02), das 15h às 20h, na Praça do Pedregal, com entrada gratuita, concurso de fantasias, animação e muita música de qualidade.

O Carnaval de Cravinhos será aberto oficialmente nesse domingo (16/02), das 15h às 20h, com o Bloco Saratimbancos, que promoverá pelo sexto ano consecutivo o evento que tem como objetivo a execução somente de marchinhas e samba-enredo. A festa acontece na “Praça do Pedregal” e promete muita animação, concurso de fantasias e diversão.

“O Pedregal, é um bairro muito antigo, e o bloco tinha como objetivo resgatar as marchinhas que estavam e estão perdendo força para outros ritmos musicais, então o estilo musical de marchinha vinha de encontro com o público do Pedregal, deu muito certo, a vizinhança toda aderiu e um evento que começou tímido em 2015, já em 2019 contou com mais de 3.500 foliões”, comenta Leandro Maurício.

O bloco “Saratimbancos” surgiu em 2015, com o objetivo de resgatar um antigo projeto que a ONG SARA tinha há alguns anos atrás que se chamava “Bloco Saracura” e que nos anos 90 saia pelos arredores do bairro Bela Vista, antes do carnaval. Devido ao surgimento de novos projetos, o Bloco Saracura deu espaço à novas atividades, porém seu registro ficou sempre vivo no portfólio da instituição.

Foto: Kennedy Oliveira

“Saratimbancos reúne várias linguagens artísticas, circo, teatro, dança, música, tem uma pegada alegre e cultural, que veio retomar aquele passado do Grupo Saracura, dando um novo formato, já que os blocos carnavalescos estavam crescendo em todo o Brasil”, afirma Leandro Mauricio, um dos idealizadores do projeto, junto com Silvia Machione.

Embora o evento seja aberto ao público, é importante ressaltar que é uma festa muito familiar, pais levam seus filhos, montam barracas, fecham-se as ruas para ter segurança na circulação dos foliões. O evento conta com o apoio da Policia Militar, Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Saúde, e da Prefeitura Municipal de Cravinhos.

“Esse ano fizemos questão de nos envolver ainda mais com o evento, e inclusive fornecer a premiação para as melhores fantasias. Tenho certeza que esse é um evento que a cada ano pode crescer ainda mais, e conta com um ambiente totalmente familiar”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Durante a apresentação do bloco, um concurso de fantasia premia as fantasias mais originais em três categorias: categoria infantil, adulto e fantasia de grupo. Por mais um ano o “Bloco Saratimbancos” contará com a animação da Oficina de Percussão “Saratuque” composta por jovens da ONG SARA, com regência da artista Andréa Mille; o ritmista e professor, Tiago Bueno; além da presença do Trio Elétrico Balança Brasil.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: