Casa da Memória Italiana realiza exposição no RibeirãoShopping

Mostra desenvolvida pela instituição conta a história de famílias italianas e seus ancestrais imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Ribeirão Preto e região

A Casa da Memória Italiana e o RibeirãoShopping apresentam a exposição “Memória Italiana”, que pode ser apreciada no Setor Terra Vermelha do empreendimento, com visitação gratuita. A mostra inédita conta, por meio da memória oral, documentos e fotos, a história de 10 famílias italianas, desde a chegada de seus ancestrais imigrantes ao Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo.

A ação, que marca a comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro, é resultado de um projeto aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.

Os relatos serão exibidos em vídeos documentários, painéis com imagens e textos, e vitrines com peças do acervo da Casa da Memória Italiana. De acordo com a gestora do espaço, Alice Fonseca Registro, a intenção é contar um pouco mais da imigração, do café e do surgimento e desenvolvimento da cidade.

“Os imigrantes sustentaram a economia cafeeira e fizeram parte da formação da cultura e da sociedade brasileira. A vinda dos estrangeiros para o Brasil fez o país desenvolver trabalhos especializados, atendendo à demanda da população local. O Brasil, assim como a nossa região, ganhou novos nomes, sobrenomes, culinária, vestuário, música e entre outras identidades”, explica Alice.

Os personagens entrevistados para a exposição pertencem às famílias Biagi, Marchesi, Bonini, Benedini, Verri, Pedreschi, Titoto, Ometto, Gallo, Balbo e contam sua relação com o imóvel que hoje é a Casa da Memória Italiana, construído na década de 1920, localizado à Rua Tibiriça, no coração de Ribeirão Preto, em frente à Catedral Metropolitana.

A exposição tem visitação gratuita e poderá ser vista de 2ª feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Itens expostos atraem

Já entre os itens expostos estarão modelos de cadeiras originais pertencentes à Casa da Memória Italiana e adquiridos pelas duas famílias proprietárias, a Meirelles e a Biagi, entre os anos de 1925 a 1950. As peças escolhidas representam exemplares da decoração do patrimônio construído na década de 1920 e também são representações significativas dos produtores do ofício dos imigrantes italianos, destacando os mestres do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Fábrica de Móveis Miguel Nardella e os irmãos Gino e Renato Ghilardi, e de Ribeirão Preto a Fábrica de móveis Delloiagono & Cia.

Serviço:

Exposição: “Memória Italiana”

Acesso gratuito

Data: de 23/02 a 23/03

Local: RibeirãoShopping – Setor Terra Vermelha (em frente à Praça de Eventos A)

Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados das 14h às 20h.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: