Instituição Aparecido Savegnago promove Semana de Artes Visuais em Sertãozinho

Primeira edição da mostra traz uma antologia de obras realizadas entre 2008 a 2024 por alunos e ex-alunos da entidade; evento acontece dos dias 27 a 29 de novembro, na sede da IAS, com entrada gratuita.

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a Instituição Aparecido Savegnago promove sua I Semana de Artes Visuais, em Sertãozinho. O evento será realizado na sede da entidade, localizada na Rua José Bonini, 536, sempre das 8h30 às 18h30, e a entrada é gratuita. A mostra vai apresentar obras do acervo da IAS desde 2008, além de novas telas criadas por alunos atuais.

Após 16 anos de existência da Instituição, essa coletânea conta parte importante de sua história. Segundo a coordenadora pedagógica e artística da IAS, Sara Cesca, o curso de Artes Visuais é reconhecido por conferir aos jovens e crianças, em todos esses anos, não somente a capacidade de fruírem obras de arte, como também de se expressarem através da linguagem plástico-visual por meio de diferentes técnicas de pintura e desenho.

“A produção desse trabalho resultou, ao longo dos anos, em um grande acervo valioso da IAS como um todo, que revela não somente as habilidades técnicas de seus autores alunos, mas o propósito maior do nosso curso, que consiste na transformação dos nossos jovens e crianças através da totalidade das artes”, afirma.

Para tanto, a entidade oferece uma grade completa de disciplinas artísticas: Música, Artes Visuais, Teatro e Dança. De acordo com Sara, o que está por trás deste memorável acervo, motivo de orgulho para a instituição, são seus autores-alunos, que são também contrabaixistas, percussionistas, flautistas, dançarinos, atores e violinistas. Além disso, a coletânea traz obras de ex-alunos formados e, atualmente, docentes da IAS.

Formação artística

O acervo já foi apreciado em galerias locais e em escolas de artes com certificação de reconhecimento nacional e internacional. Agora, será trazido para o público de Sertãozinho.

“Os visitantes poderão conferir telas produzidas com materiais e temas diversificados e técnicas de pintura variadas. Também vão conhecer os materiais utilizados na produção dos trabalhos, além de terem a oportunidade de apreciar desde uma produção tecnicamente mais iniciante até obras realizadas com altas habilidades. Cerca de 150 obras serão expostas, compreendendo os anos 2008 a 2024”, detalha Sara.

A coordenadora ainda destaca que mostras e exposições são fundamentais no processo da formação artística dos alunos porque fazem parte do ofício do artista, que é a demonstração de seu trabalho.

Obras apresentadas na mostra em Sertãozinho fazem parte do acervo da Instituição
Foto: Aloander Oliveira

“Os artistas, nossos jovens e crianças, uma vez que possuem as ferramentas e destreza técnica para tal, produzem para se expressarem, se comunicarem ou simplesmente por vivenciarem a beleza de uma atividade que é puro êxito. E é nesse contexto de experimento, invenção e ímpeto de realização que a atividade artística toma forma para o autor e, consequentemente, para seus espectadores. A mostra é um momento ímpar do nosso trabalho e de grande oportunidade para aqueles que queiram conhecer de perto esta joia da cidade de Sertãozinho que é a IAS”, resume.

Atuando na entidade desde 2008, no início de tudo, o artista e professor de Artes Visuais, Edivaldo Abreu, explica que a mostra será promovida para divulgar o trabalho que é desenvolvido com os estudantes da IAS na área das artes plásticas.

Em todos esses anos, há ex-alunos que firmaram suas carreiras em áreas artísticas, o que é motivo de orgulho da instituição e do professor. “Temos alunos que seguiram carreira e é gratificante ver o quanto foi produtivo e evolutivo o trabalho, com obras de rara beleza e qualidade”, conclui Edivaldo.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta