Cia. Raros Circo e Teatro inicia nova temporada em comemoração aos oito anos da companhia
Programação reúne quatro produções do repertório do grupo, com 30 apresentações em escolas, teatros, parques e praças de 15 cidades da região de Ribeirão Preto.
A Cia Raros Circo e Teatro, de Ribeirão Preto, dá continuidade ao projeto “Raros Circo e Teatro 8 Anos”, que celebra os oito anos de trajetória do grupo. Para 2025, a companhia inicia as duas etapas finais da programação, levando 30 apresentações gratuitas a 15 cidades da região. No repertório, estão quatro espetáculos: “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”, “Clownflitos Amorosos”, “Reciclown Circus” e “Tradição, Paixão e Circo”. O circuito, que prevê um total de 40 sessões, teve início em 2024, com as primeiras 10 apresentações, e agora segue com sua programação itinerante.
A temporada da Cia Raros Circo e Teatro teve início no dia 06 de fevereiro, mas continuará com apresentações em Pontal (13/2), Pradópolis (14/2), Santa Cruz da Esperança (19/2), Pitangueiras (21/2) e Sales Oliveira (26/2).
As apresentações acontecem em escolas, teatros, parques e praças, e, de acordo com Fábio Brasileiro, ator e coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro, essa opção é muito simbólica em função da representatividade desses ambientes para a companhia.

“São espaços que integram a pesquisa de atuação e de formação de público, que a companhia desenvolve desde sua formação”, comenta o artista.
Fábio Brasileiro explica que cada local de apresentação tem um recorte de objetivo. Nas escolas, a intenção é tornar o ambiente escolar mais acolhedor e promover a convivência pacífica entre os estudantes por meio de atividades culturais. Nos teatros, a ideia é oferecer ao público uma experiência completa, com climatização, acústica controlada, poltronas confortáveis e iluminação profissional. Nas apresentações em praças e parques o foco é contribuir com a vitalidade, a diversidade e a convivência nos espaços públicos.
“Esses objetivos específicos refletem o compromisso da Cia Raros Circo e Teatro em proporcionar experiências artísticas e culturais enriquecedoras para diferentes públicos, promovendo inclusão, bem-estar, desenvolvimento pessoal e reflexão sobre questões sociais por meio da arte circense e do teatro”, pontua.

Clássicos
Os quatro espetáculos que compõem o projeto são montagens consagrados pelo público e crítica. A comédia “Reciclown Circus” mistura recursos teatrais e circenses para unir entretenimento e educação. Promover reflexões sobre o uso de materiais reutilizáveis, a importância do trabalho de garis e de catadores de lixo reciclável, e a relação entre consumo e meio ambiente é o mote da proposta. Já “Clownflitos Amorosos” coloca em cena as dificuldades das relações humanas e a importância do respeito e da convivência com o outro. “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos” trata da historicidade do circo clássico e dos elementos que compõem a estética do circo tradicional. A narrativa é baseada numa dupla de palhaços que disputam entre si a atenção e os aplausos do público. E a montagem “Tradição, Paixão e Circo” aborda o desafio do circo para concorrer com as novas tecnologias do entretenimento.
O projeto “Raros Circo e Teatro 8 Anos” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo estadual em 2023. No ano passado, as primeiras dez apresentações foram realizadas em unidades regionais da Fundação Casa. Paralelamente, a companhia realizou outros cinco projetos, somando mais de 125 apresentações em três Estados brasileiros.