Feira Nacional do Livro chega à 18ª edição e reúne mais de 250 atividades culturais

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”

Uma mistura de reflexão, debate em torno dos livros e da vivência da leitura e troca de experiências entre leitores e escritores é o que a cidade de Ribeirão Preto e toda a região vão vivenciar com a chegada da 18ª edição da Feira Nacional do Livro, que acontece entre os dias 20 a 27 de maio. Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a feira traz neste ano uma programação com cerca de 250 atividades gratuitas e abertas para toda a população e atrai visitantes de todo o país e até estrangeiros.

Nomes como Fernanda Takai, Ignácio de Loyola Brandão, Alice Ruiz, Mario Sergio Cortella, César Nunes, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Zuenir Ventura, Florestan Fernandes Jr., Fernando Bonassi, Renato Janine Ribeiro, Mary Del Priore, Renan Inquérito, Lázaro Ramos, Luiz Ruffato, Viviane Mosé e ainda shows de Patu Fu e Verônica Ferriani são alguns dos destaques do evento.

Com o objetivo de promover um verdadeiro movimento cultural através do tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto busca criar uma interação e proximidade maior com o seu público. A ideia é apresentar as histórias que marcaram a vida de muitos leitores. A proposta, segundo a presidente da entidade e curadora do evento, Adriana Silva, “é revelar ao público presente os enredos que se guardaram no baú das memórias, mas que provocaram mudanças de fato”, expressa.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, como também valoriza atividades que são conhecidas pelos participantes, como os salões de ideias, contações de histórias, palestras, oficinas, performances, entre outras.

Palavras combinadas

Uma das atrações que ganha ainda mais destaque nesta edição é o Combinando Palavras, projeto promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e o Sesc. O projeto oferece aos estudantes a possibilidade de terem contato com a obra de grandes escritores nacionais e ainda encontrá-los pessoalmente durante a feira. Neste ano participam 5 mil estudantes de 14 cidades. Os autores escolhidos para o projeto e presentes na Feira são Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Fernando Bonassi (para a rede estadual de ensino); Mariana Colasanti para os estudantes do ensino municipal e ainda Pedro Bandeira para o Projeto Educandário.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Cerimônia de Abertura

A abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece no sábado (19/05), no Theatro Pedro II. A programação começa às 18h30 com apresentação do Coral Unaerp no hall de entrada do teatro e às 19h será realizada a cerimônia oficial. O ponto alto da programação da noite é o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins. A orquestra entra no palco às 20h e presenteia o público com canções como Concerto nº 5 “Imperador” e “Love Of My Life”.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: