Administração municipal de Cravinhos faz parceria para coleta de pilhas

A campanha de arrecadação de pilhas e baterias recarregáveis será permanente e tem o seu ponto fixo na Prefeitura de Cravinhos, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 17h.

Segundo dados divulgados pela Cetesb no ano de 2019 são descartadas, no Estado de São Paulo em torno de 192 milhões de pilhas comuns e alcalinas. E ainda estudos apontam que a indústria eletrônica gera a cada ano em torno de 55 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo. Uma das explicações para que isso ocorra é que a cada ano a classe média fica mais forte e as facilidades de empréstimos possibilitam o maior poder de compra.

Segundo a USP, as pilhas e baterias podem causar significativa contaminação do meio ambiente por conterem em sua composição inúmeras substâncias químicas, como metais pesados.

“É muito importante que as pilhas sejam destinadas em locais corretos, uma vez que na composição existem metais pesados e que prejudicam o Meio Ambiente, entre eles:  chumbo, cádmio, mercúrio, níquel, prata e seus compostos”, explica a engenheira florestal da Prefeitura de Cravinhos, Marília Rigotto.

Foto: Divulgação

Pensando na preservação do Meio Ambiente, a administração municipal de Cravinhos fez uma parceria com a empresa Green Eletron Pilhas, para que pudesse ser colocado um ponto de recolhimento de pilhas recarregáveis, alcalinas, comuns (zinco e manganês) e baterias portáteis, na Prefeitura de Cravinhos.

“Essa parceria possibilitará com que a população leve até a Prefeitura de Cravinhos pilhas e baterias recarregáveis, com isso iremos fazer o descarte correto desses produtos”, ressalta Marília Rigotto.

O processo de reciclagem desses materiais inclui a remoção das capas e a queima dos metais internos em fornos industriais de alta temperatura, com filtros que impedem a emissão de gases poluentes.

Foto: Divulgação

A campanha de arrecadação de pilhas e baterias recarregáveis será permanente, e os interessados poderão descartar os produtos de forma correta, diretamente em local indicado na recepção da Prefeitura de Cravinhos (Rua Tiradentes, 253 – Centro). A coleta acontece de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 17h.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: