Arquidiocese de Ribeirão Preto recebe peregrinação da Relíquia do Beato Carlo Acutis
Após sua passagem por Ribeirão Preto, as relíquias seguirão para Roma, onde, no próximo dia 27 de abril, Carlo será oficialmente proclamado santo pela Igreja Católica
As relíquias de primeiro e segundo graus (ex corpore) do Beato Carlo Acutis chegaram na noite de terça-feira, 8 de abril, à Paróquia Santa Ângela, em Ribeirão Preto/SP, dando início a uma peregrinação pela cidade que se estenderá até o dia 10 de abril. A visita é conduzida pelo Padre Fábio Vieira, um dos principais divulgadores do apostolado do Beato Carlo Acutis no Brasil e no mundo.
Esta é a última cidade a receber a peregrinação da Relíquia do Beato Carlo Acutis. Após sua passagem por Ribeirão Preto, as relíquias seguirão para Roma, onde, no próximo dia 27 de abril, Carlo será oficialmente proclamado santo pela Igreja Católica, durante a cerimônia de canonização que ocorrerá no Jubileu dos Adolescentes.
Padre Josirlei Ap. Silva, vigário da Paróquia Santa Ângela e Capelão Hospitalar da Arquidiocese de Ribeirão Preto, foi o responsável por viabilizar a vinda das relíquias à cidade e expressa com entusiasmo a importância do momento. “É uma satisfação podermos receber o Padre Fábio que traz as relíquias de Carlo Acutis, este jovem que se tornou uma referência para a Igreja Católica e para a juventude. Ele usou a internet para ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus, e o santo do nosso tempo”, destaca o sacerdote.

Foto: Lucimara Souza
Ele também detalha que as relíquias são de primeiro e segundo grau, incluindo um fragmento do corpo, fios de cabelo e um pedacinho do cinto (verde) de Carlo Acutis.
O jovem faleceu, aos 15 anos, em 2006, vítima de uma leucemia fulminante. Apesar da pouca idade, deixou um legado marcante de fé, caridade e amor à Eucaristia. Apaixonado por tecnologia, utilizou seus conhecimentos para evangelizar, criando um site em que catalogou milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Sua vida simples, mas profundamente dedicada a Deus, tocou o coração de muitos. Era conhecido por sua generosidade com os mais pobres, seu carinho com os colegas e seu compromisso diário com a oração e a Missa.
A trajetória do apostolado vinculado à figura do jovem ganhou impulso em janeiro de 2020, quando o Padre Fábio Vieira se mudou para Assis, na Itália, com o objetivo de realizar estudos e colaborar com a Associação Amigos de Carlo Acutis. Com a chegada da pandemia, o sacerdote passou a residir com a família Acutis, na mesma casa onde Carlo viveu. Foi nesse contexto que nasceu a iniciativa Devotos de Carlo Acutis Brasil, um apostolado que tem motivado muitas pessoas a conhecerem mais profundamente a vida e a espiritualidade do jovem beato.

Foto: Lucimara Souza
Durante a visita à Paróquia Santa Ângela, Padre Fábio Vieira relembra um momento marcante no processo de beatificação e futura canonização do jovem beato. “Em 2020, tivemos a graça da beatificação de Carlo Acutis, um passo muito importante para a Igreja. Esse reconhecimento só foi possível após a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão: a cura de Mateus, um jovem de Campo Grande/MS, que sofria com um problema congênito no pâncreas. Foi algo realmente impressionante e decisivo para que o Vaticano avançasse no processo de santificação de Carlo”, relata o sacerdote.

Foto: Lucimara Souza
Vale ressaltar que, para a canonização na Igreja Católica, são geralmente necessários dois milagres atribuídos à intercessão do candidato após sua morte — um para a beatificação e outro para a canonização. Em 2024, o Papa reconheceu um segundo milagre atribuído ao “padroeiro da internet”. De acordo com o Vaticano, Carlo curou uma jovem da Costa Rica que sofreu um acidente.
A programação da visitação, que segue até o dia 10 de abril, inclui celebrações eucarísticas na Paróquia Santa Ângela e na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, momentos de vigília, terço, noite de louvor, visitas a escolas e hospital. A programação pode ser acompanhada no Instagram @angelasantaangela.