Artistas levam espetáculo on-line para 69 unidades da Fundação Casa do estado de São Paulo

O Espetáculo “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”, é inspirado no universo do circo clássico, e se utiliza de arquétipos conhecidos para o universo teatral.

A Cia. Raros Circus é uma companhia circense de repertório com sede em Ribeirão Preto, mas que tem encantado todo o Estado de São Paulo com suas apresentações. Formada pelos artistas Fábio Brasileiro, João Marcilio e Dani Brasileiro, no ano de 2019 através do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (ProAC), foi escolhida para desenvolver um projeto que levou espetáculos e oficinas circenses para 12 unidades da Fundação Casa no estado de São Paulo nesse ano de 2020.

O objetivo principal do projeto é colaborar na democratização do acesso da população de jovens e adolescentes, que estão cumprindo medida socioeducativa às fontes culturais. Entretanto esse ano foi atípico, devido a Pandemia Mundial de COVID-19, mas os artistas que formam a companhia não desanimaram e com muita força de vontade e criatividade puderam ampliar ainda mais a exposição do espetáculo.

Foto: Divulgação

“Com a chegada da Pandemia e a necessidade de isolamento social a Cia Raros Circus adaptou o espetáculo e as oficinas para o formato digital e com o apoio do Departamento de Arte e Cultura da Fundação Casa, conseguimos disponibilizar o espetáculo e oficinas para 69 unidades no estado de São Paulo, acessando todos os internos dessas unidades”, comenta Fábio Brasileiro.

Ainda segundo Brasileiro, o advento da pandemia trouxe a possibilidade da Cia. atingir mais pessoas com a sua arte, trazendo a possibilidade de promoção de momentos de descontração, lazer e reflexão por meio da arte e do lúdico de forma gratuita.

O Espetáculo “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”, é inspirado no universo do circo clássico, e se utiliza dos dois arquétipos mais conhecidos para o universo teatral e circense que são o Branco e o Augusto, exibindo a eterna competição para ver quem é o melhor e/ou mais esperto dentro do espetáculo. O espetáculo reúne diferentes números de tradição circense, com destaque especial para o malabarismo, palhaçaria e chicote. De uma maneira muito divertida e cômica, cada número sempre tem um desfecho inesperado e virtuoso.

Foto: Divulgação

E quem quiser assistir ao espetáculo poderá já que o link está disponibilizado de forma gratuita na Plataforma do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=_lG6kt_xkSY).

Vale salientar que o projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do projeto aprovado no edital nº 09/2019 do Programa De Ação Cultural – PROAC “produção e circulação de espetáculos circenses no Estado de São Paulo”.

Prêmios alcançados

Ao longo dos últimos cinco anos a Cia. Raros Circus tem colecionado prêmios e circulações em inúmeros locais, pensando sempre na democratização do acesso a população que reside em regiões periféricas e cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, como por exemplo, o sertão nordestino e o interior do estado de São Paulo.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: