Congresso reunirá Ministros, Secretários estaduais, prefeitos e vereadores

São 320 municípios das regiões de Ribeirão preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto que estarão participando do “Congresso dos Municípios da Mogiana”

Prefeitos e secretários municipais serão recepcionados nos dias 6, 7 e 8 de março, em Ribeirão Preto, pelo prefeito Duarte Nogueira e pelo prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos, o qual é o coordenador do “Congresso dos Municípios da Mogiana”. Os vereadores, por sua vez, serão recepcionados pelo presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Rodrigo Simões.

Reunião acontece nos dias 6, 7 e 8 de março

Até os dias atuais, o Brasil tem uma Federação mal resolvida que privilegia a centralização de recursos. Exatamente por isso, as entidades se movimentam em várias regiões do Estado.

Em razão disso, consórcios regionais de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto, organizam um congresso, pela primeira vez em um só espaço para debater a Federação Brasileira, na qual o município é seu integrante. E para que se efetive uma Federação que atenda as peculiaridades dos municípios, é que a coordenação desses quatro consórcios e algumas associações regionais, além de 320 municípios estarão participando desse encontro.

O secretário-executivo do Consórcio Municipal Mogiana, Edson Ávallos, diz que pela primeira vez, representantes de Ministérios e Secretarias estaduais estarão atendendo os participantes para eliminar dúvidas e orientar os novos prefeitos (72% de renovação) quanto à liberação de recursos.

“Entendo que o pacto federativo deve ser um pacto social que o país precisa para definir o Estado que queremos e qual o seu papel”, afirmou o coordenador geral do Congresso e prefeito municipal de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

A UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) é uma das entidades participantes e estará participando atividade, principalmente na orientação de como exercer o verdadeiro papel de vereador na sociedade.

“Entendemos que todos precisam de capacitação e a nossa entidade vai dar toda a cobertura e apoio necessários para que os legisladores desenvolvam com competência e espírito público seus mandatos”, comentou o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara.

A iniciativa é uma somatória de esforços que conta com o apoio das entidades municipalistas, como os consórcios de municípios das regiões de Ribeirão Preto (CMM), do Vale do Ribeira (Codevar), de Franca (Comam), além de entidades ligadas à saúde, associações de municípios e a Associação Paulista de Municípios e a Confederação Nacional de Municípios.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: