Cravinhos presta homenagem aos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira

Em 21 de fevereiro de 1945, os “pracinhas da FEB”, Força Expedicionária Brasileira, chegavam ao cume do Monte Castello, na Itália, e impunham uma difícil derrota aos alemães.

A administração municipal de Cravinhos realizou na sexta-feira (06/08) uma cerimônia para homenagear os cravinhenses heróis da Guerra de 1939 a 1945. O evento contou com familiares dos “pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira)”, e diversas autoridades municipais.

O evento aconteceu no Altar da Pátria, em que já havia uma placa em homenagem a todos, entretanto foi roubada por vândalos, por isso novas placas foram confeccionadas, e novamente colocadas no local.

“Há muito tempo havia a placa no Altar da Pátria, entretanto vândalos a roubaram, e agora tentamos retornar com a homenagem a esses grandes heróis de guerra de nossa cidade”, ressalta o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Foto: Kennedy Oliveira

Eles participaram da batalha na Itália denominada Monte Castello, em confrontos com os alemães que se deram em: Monte Belvedere, Sobrassasso, Galicano, Barga, San Martin, Monte das Cruzes e Montese, contra a Alemanha, ajudando a garantir a democracia brasileira e a liberdade da nação.

“E hoje (sexta-feira) estamos reunidos para prestarmos homenagem aos ex-combatentes de Cravinhos e região, que fizeram parte do contingente que seguiu para a Itália, desembarcando em Nápoles como soldados fuzileiros do 6º Regimento de Infantaria, o 6º RI”, comenta o vice-prefeito de Cravinhos, Márcio Barroso.

Em 21 de fevereiro de 1945, os “pracinhas da FEB”, Força Expedicionária Brasileira, chegavam ao cume do Monte Castello, na Itália, e impunham uma difícil derrota aos alemães, no fim da 2ª Guerra Mundial que se deu no período de 1939 a 1945.

“A nossa Secretaria tentou atender o pedido da administração municipal, com o objetivo de retomar essa importante parte da história de nossa cidade. E temos certeza que aqui homenageamos a todos que lutaram na Segunda Guerra Mundial’, diz a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

O evento teve a execução dos Hinos Nacional e de Cravinhos, realizada pelo quarteto musical da corporação “Maestro Pedrinho Amoroso Sobrinho”. O descerramento da placa contou com a participação de diversos familiares e amigos dos “Pracinhas da FEB”.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: