Cravinhos realiza a Semana de Mobilização dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Evento aconteceu durante cinco dias e contou com a presença de um grande público, nas mais diversas atividades realizadas.

O município de Cravinhos realizou de 17 a 21 de setembro a 3ª Semana Municipal em comemoração a Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cravinhos, que nesse ano teve como tema: “Vinte anos – APAE Cravinhos: Inclusão se conquista com autonomia”.

A abertura do evento aconteceu na sede do Centro de Referência do Idoso (CRI) e contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre eles o prefeito José Carlos Carrascosa dos Santos; o vice-prefeito, Itamar Bueno; o secretário de Negócios Jurídicos, Jardiel Passini; e a secretária da Educação Margarete Stella. Além do secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Perez.

Público presente, autoridades municipais e palestrantes na abertura do evento
Foto: Kennedy Oliveira

Primeiramente a diretora da APAE de Cravinhos, Silvia Teresa Damião Gomes, contou um pouco da história da instituição desde o seu início. Em seguida aconteceu a apresentação de dança dos alunos da APAE. E o evento continuou com a apresentação musical “Querido Israel”, com o talentoso Israel Parreira (TEA/DV) e seu pai. E o primeiro dia se encerrou com uma brilhante palestra da jovem Pâmela M. Bardini, que relatou sua história de vida e a convivência com a Síndrome de Willians.

Israel Parreira e seu pai realizam linda apresentação musical
Foto: Kennedy Oliveira

Na quarta-feira (18/09) também no CRI, o evento contou com diversas apresentações, entre elas a dança do espetáculo “A bela e a fera”, feita pelos alunos da APAE de Cravinhos. A instituição cravinhense ainda se apresentou com o seu lindo coral, o qual cantou diversas músicas nacionais e encantou a todos os presentes. Para encerrar as apresentações quem subiu ao palco foi o Grupo Sommus (Instituição Sommus Clínica Multiprofissional de Ribeirão Preto), que apresentou muito forro.

No final todos os participantes receberam uma medalha de “Honra ao Mérito”, para que possam saber que são campeões na vida, e guardem essa recordação para sempre no coração.

“Nesse ano tentamos fazer uma programação ainda mais diversificada, assim atendemos tanto os profissionais e técnicos da área, bem como levamos a conscientização para as nossas crianças e adolescentes”, diz Wagner Perez.

Apresentação do Coral da APAE de Cravinhos
Foto: Kennedy Oliveira

A quinta-feira (19/09) foi a vez dos alunos da rede municipal de ensino de Cravinhos conhecerem e passarem um dia na APAE. Eles puderam aprender, brincar e saber como é o dia-a-dia da instituição. Ainda puderam interagir entre si e participar de diversas brincadeiras lúdicas e recreativas que foram preparadas para recebê-los.

Estudantes cravinhenses participam de um dia na APAE de Cravinhos
Foto: Kennedy Oliveira

Na sexta-feira (20/09), na quadra poliesportiva da EMEB. “Moacyr Martins dos Santos” aconteceu a já tradicional gincana em que não havia vencedor, mas o objetivo era cada equipe contar um participante das instituições, e assim se ajudarem para chegar ao final da competição.

“Eles puderam sentir na prática como se sentem alguns deficientes, seja ele cadeirante, deficiente visual, ou outras limitações. Quando todos se uniram foi possível vencerem os osbstáculos e conquistarem o trunfo de chegar ao final”, revela a coordenadora do Napec, Tarsila Olivito.

Escolas municipais e APAE de Cravinhos se unem para participar de Gincana
Foto: Kennedy Oliveira

No sábado (21/09), na parte da manhã, aconteceu o 2º Festival de Futsal – Um chute no preconceito, na quadra poliesportiva do CRI, que contou com a participação da APAE, Secretaria PCD, Secretaria de Esportes, Câmara Municipal, Coiffer, Paletrans, FB Ferramentaria, CBL, e Thermoval. A competição teve como objetivo a inclusão e integração entre a APAE, Secretarias municipais e as empresas da cidade. Cada equipe teve que atuar com dois jogadores da APAE, o que deixou todos animados e promoveu uma grande confraternização e integração. No final do evento todos os jogadores levaram uma medalha de “Honra ao Mérito”, além das equipes receberem um troféu.

Realização do 2º Festival de Futsal – Um chute no preconceito
Foto: Kennedy Oliveira

E para encerrar a 3ª Semana Municipal em comemoração à Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cravinhos, um grande show de stand-up comandado pelos “Os Preferenciais” ocorreu, de forma gratuita, na APAE de Cravinhos. Os humoristas, cada um com sua deficiência, Alex Siri, Gabs Pereira, Cadu Páscoli e Rafinha Ribeiro fizeram o público presente não parar de rir em nenhum momento.

Stand-up “Os Preferenciais” arrancou muitas risadas
Foto: Kennedy Oliveira

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: