Transerp anuncia criação do ‘Frente Segura Ribeirão’

Nova sinalização para motocicletas e bicicletas começa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de novembro

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, lança a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, através do Programa de Educação para o Trânsito “Siga Consciente”, o projeto “Frente Segura Ribeirão”, que consiste na implantação de uma área de espera exclusiva para motocicletas e similares antes da faixa de retenção nos semáforos.

A sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas.

O primeiro local a ter implantado o projeto “Frente Segura Ribeirão” será o cruzamento das avenidas Saudade com a Dr. Francisco Junqueira, que possui um dos maiores fluxos de veículos no município.

“Com o projeto “Frente Segura Ribeirão”, os motociclistas e ciclistas terão prioridade, evitando que tenhamos ultrapassagens arriscadas e a expectativa é que tenhamos uma diminuição do número de acidentes em nossa cidade”, disse o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

O superintendente também destaca que a área exclusiva para as motocicletas permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço.

“Por ser tratar de uma ação de engenharia de trânsito e não regulamentada pelo Contram, não cabe penalidades pelo não respeito à sinalização, mas a Transerp irá promover ações de conscientização para que os motoristas respeitem esta área exclusiva para as motocicletas e similares, que são os condutores de maior vulnerabilidade no trânsito”, completa JR.

Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o departamento de Trânsito da Transerp reforçou o local com sinalização vertical, evidenciando que o espaço é destinado para as motocicletas e similares.

Benefícios do “Frente Segura Ribeirão”

• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
• Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Autor

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *