Estudantes de Cravinhos recebem prêmio do Ministério Público do Trabalho

Na segunda-feira (12/12) os alunos de Cravinhos, Barretos, Orlândia, Dumont e Sales de Oliveira estiveram na sede do Ministério Público, em Ribeirão Preto, para receber a premiação da fase estadual do concurso cultural

estudantes-de-cravinhos-recebem-premio-do-ministerio-publico-do-trabalho

O Projeto MPT na Escola é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho, Secretaria da Educação e Procuradoria do Trabalho de Ribeirão Preto, o qual promove concurso cultural entre estudantes do Ensino Fundamental. O concurso tem como objetivo conscientizar a importância da Educação na vida da criança e a erradicação do trabalho infantil, e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas com temas relativos aos direitos da criança e do adolescente.

“É fundamental a parceria com o Ministério Público do Trabalho, sendo que o Executivo e a Secretaria da Educação acreditam no projeto e se preocupam muito com nossas crianças. Este é o segundo ano deste projeto que tem conseguido mais participações e Cravinhos conquistou lugar de importante destaque”, explica a coordenadora do Projeto, na cidade de Cravinhos, Clícia Helena Rezende Franco do Amaral.

Foram tarefas desenvolvidas pelos alunos após toda a parte de conteúdo programático sob orientação dos professores com as modalidades Literatura (contos, poesias de cordel, histórias em quadrinho), Artes Visuais (pintura e desenho), Artes Cênicas (esquetes teatrais) e Composição (música e paródia).

As escolas municipais escolheram as três melhores obras de cada unidade escolar e enviaram os trabalhos para o Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos, onde a sociedade escolheu o melhor trabalho a representar Cravinhos na fase regional. Todas as escolas municipais de Ensino Fundamental participaram, sendo que na Fase estadual a escolha foi feita por representantes do Ministério Público do Trabalho, e a cidade de Cravinhos esteve novamente representada, dessa vez pela EMEB. “João Nogueira”, na categoria “esquete teatral”, a qual também foi classificada para a fase nacional, entretanto o resultado ainda não foi divulgado.

E na segunda-feira (12/12) os alunos de Cravinhos, Barretos, Orlândia, Dumont e Sales de Oliveira estiveram na sede do Ministério Público, em Ribeirão Preto, para receber a premiação da fase estadual do concurso cultural, que além de troféu proporcionou R$ 1 mil para cada aluno.

Na fase estadual os escolhidos nas categorias foram: Esquete Teatral (Cravinhos), Poesia (Sales de Oliveira), Música (Orlândia e Dumont) e Literatura e Curta-Metragem (Barretos).

“Quero parabenizar a todos que se classificaram na etapa estadual e agora estão disputando a fase Nacional. Cada uma das crianças que estão aqui hoje [segunda-feira] conquistaram com merecimento esse prêmio. Agradeço essa parceria também com os municípios e as Secretarias da Educação, que abraçaram a ideia”, afirma a Promotora da Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto, Regina Duarte da Silva.

A preocupação da Secretaria da Educação de Cravinhos com a criança como um todo é o mais importante a se destacar, não apenas pelo conteúdo da escola, mas o dia-a-dia da criança e a convivência dela com a família. O empenho da Secretaria neste trabalho em trazer a família para dentro da escola e levar a escola para dentro da casa de cada um deles é essencial.

Vale salientar que os pais e familiares dos alunos de Cravinhos se fizeram presentes na cerimônia de premiação, assim como a secretária da Educação, Margarete Stella Moraes, a coordenadora do Projeto, na cidade de Cravinhos, Clícia Helena Rezende Franco do Amaral e a supervisora de Ensino, Ivana Jordão Lozano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *