Mastologista de Ribeirão Preto ministra curso de Oncoplastia Mamária

Técnica beneficia pacientes com câncer de mama, e é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pacientes.

A oncoplastia mamária é uma filosofia de tratamento que envolve a reconstrução da mama em cirurgias conservadoras de câncer de mama. O procedimento utiliza métodos de cirurgia plástica em casos oncológicos, e possibilita diminuir o índice das margens comprometidas pelo câncer, evitando deformidades mamárias. Apesar de ter sido desenvolvida na década 1990, poucos mastologistas e cirurgiões plásticos dominam esta técnica, uma opção para a mastectomia, que é a retirada total da mama.

Com essa metodologia, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pacientes. A melhora delas é gradual e funcional, principalmente para aquelas cujas mamas são mais volumosas.

“Depois que o tumor for retirado, a paciente passa pelo processo de reconstrução da mama e simetrização, que é a plástica da mama oposta. Portanto, a seleção deve ser minuciosa, já que o objetivo é o tratamento oncológico, otimizando o resultado estético”, explica o mastologista Gustavo Zucca.

O curso “Técnicas Cirúrgicas da Oncoplastia da Mama – teoria e prática com simuladores” será ministrado pelo Dr. Gustavo Zucca, com especialização em oncoplastia no Instituto Europeu, na Itália. Ele ministra esse curso há seis anos em vários países, como Estados Unidos, Turquia, Uruguai, Chile México. No Brasil, quando era coordenador do setor de Mastologia do Hospital do Amor, em Barretos, organizou curso para disseminar este conhecimento a outros profissionais brasileiros da área.

O curso será nos dias 12 e 13 de novembro, no Hotel Wyndham Garden, em Ribeirão Preto. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro. Mais informações pelos telefones (16) 99747-3223/ 99744-1577, ou pelo email: mastrotrainer@gmail.com

Renata Canales

É jornalista, graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com habilitação em Rádio e Televisão, e habilitação em jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto. Além de ser Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: