Projeto social de Ribeirão Preto comemora 10 anos e forma mais de 200 jovens em 2023

Capacitando jovens e direcionando para o mercado de trabalho, Projete celebra 10 anos de existência, nova turma em São Paulo e 218 formandos este ano.

No domingo (03/12), o programa de capacitação de jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas, Projete, realizou a formatura de 181 jovens em Ribeirão Preto. O evento, que aconteceu no teatro da faculdade Estácio, celebrou em conjunto os 10 anos do projeto.

Em 2023, a Associação Projete consolidou sua participação como a sigla Social do pilar ESG em espaços corporativos de Ribeirão e São Paulo, formando pela primeira vez uma turma na capital. Em parceria com as empresas Dona Deôla, Indigo, Resolv e o Hospital Albert Einstein, o Projete realiza a formatura de 37 jovens filhos de colaboradores e moradores da comunidade Paraisópolis.

Curso capacita jovens estudantes do ensino médio de escola pública em competências socioemocionais, gestão financeira e mais
Foto: Fabio Melo

A cerimônia constitui na entrega dos certificados de conclusão de curso para os jovens, que apresentam a idealização e realização dos projetos de intervenção social, baseados nas 17 diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). As empresas privadas parceiras do projeto, escolas apoiadoras e voluntários também recebem homenagens.

“O Projete vem crescendo exponencialmente para atender uma demanda muito forte nas empresas, que é o pilar ESG. Quando temos aporte e apoio para capacitar cada vez mais jovens em situação de vulnerabilidade social, seja em Ribeirão Preto ou na capital, cada vez mais fazemos a diferença na sociedade. Acreditamos que a educação é o caminho para a construção de um futuro melhor”, comenta o coordenador da Associação Projete, Marcos Desideri.

A jovem Carol Teixeira participou da turma 2023 e conquistou sua vaga no mercado de trabalho
Foto: Divulgação

Com a capacitação em comunicação, habilidades de relacionamento e soft skills, muitos jovens terminam o curso com novas possibilidades. Além da contratação como aprendizes em empresas parceiras, eles buscam formação acadêmica ou especialização profissional. Para a integrante da turma 2023 Carol Teixeira, o curso foi um motivador para sair da zona de conforto e experenciar uma oportunidade no mercado de trabalho na área de artesanato e bordado.

“Eu nunca me vi fazendo isso, até pensei em recusar, mas o Projete me ajudou muito, principalmente meu mentor que me disse para sair da zona de conforto, expandir e não pensar em uma única possibilidade. Hoje sou muito grata, pois o emprego é maravilhoso e eu consigo aplicar todas as mentorias que tive no curso nessa jornada profissional. O Projete foi uma das melhores experiências que eu tive na minha vida, eu recomendaria aos jovens de escola pública que em sua maioria estão perdidos. Eu era uma dessas, mas o Projete me encontrou. Era como estar perdida no escuro e vê-los com uma lanterna. É uma experiência que vai ficar marcada e te trazer uma nova família que está sempre disponível para ajudar, apoiar e incentivar sem julgamentos”, comenta.

O coordenador Marcos Desideri explica que o propósito do curso é mostrar novos caminhos e possibilidades aos jovens através da capacitação em soft skills
Foto: Fabio Melo

Para o diretor da Associação Projete, Jonas Ricobello, o ano de 2023 engloba muitas celebrações. “São 10 anos de história construída com colaboradores que acreditam na educação e na juventude. Concluímos nosso primeiro ano em São Paulo com ainda mais ideias para 2024, sempre com o objetivo de alcançar o maior número de jovens e atingir o maior número de empresas. É uma colaboração que a cada ano que passa vem fazendo ainda mais diferença”, conclui.

Jonas Ricobello, presidente da Associação, afirma o comprometimento em captar cada vez mais jovens com a celebração de 10 anos do projeto
Foto: Fabio Melo

Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas. Os integrantes recebem mentorias aos sábados trabalhando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, assuntos relacionados a economia e gestão de negócios. O curso é 100% gratuito e tem mais de 1.000 jovens formados.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta