Cervejas para celebrar a vida!

Motivos não faltam para abrir uma garrafa.  Mas ainda é comum nas ocasiões mais formais, optar por um vinho espumante e tá tudo certo.

Beber cerveja é sinônimo de relaxar ou comemorar. Seja um início de namoro, uma promoção no emprego, um filho que está chegando ou comemorar a nova a casa, juntar a galera ou até mesmo curtir a própria companhia. Motivos não faltam para abrir uma garrafa.  Mas ainda é comum nas ocasiões mais formais, optar por um vinho espumante e tá tudo certo, mas quero apresentar também, várias possibilidades de cervejas que ocupam com majestade o lugar de uma comemoração requintada com a mesma elegância.

Deixo uma lista de sugestões aos amantes de água, malte, lúpulo, levedura e tudo aquilo mais que a cerveja possibilita.  É apenas uma contribuição de rótulos que, quando eu provei, senti em cada gole a celebração e felicidade por cada aroma e sabor e no retrogosto: felicidade!

Algumas degustações marcam momentos importantes em nossas vidas, por isso compartilho.

Sparkling – Brut IPA da Cervejaria Blondine

Lançada com intenção de fazer parte das festas de final de ano, o estilo Brut IPA é relativamente novo e já nasceu com grande aceitação. A Sparkling, possui um aroma incrível de sauvignon blanc e frutas maduras e uma carbonatação generosa devido à refermentação na própria garrafa.  A dica é adquirir e ir para a comemoração. Um estilo que vale a pena degustar com frescor (Origem Nacional).

Foto: Divulgação

Liefmans Goldenband

Estilo Red Flanders maturada em barris de madeira. Muito rica em aromas com notas toffee, caramelo e frutado. Levemente ácida e também muito generosa em formação de espuma. Essa cerveja você pode comprar e guardar para comemorar a ocasião especial, quanto mais ganha idade, novas surpresas acontecem em festival de aromas e sabores. Ah, cerveja é um mundo realmente encantador! (Bélgica)

Foto: Divulgação

Chimay Blue Grande Reserve

A linha Chimay é grande, mas indico essa para celebrações especiais, devido ao tamanho da garrafa servir melhor mais pessoas (750ml) e por todo o cuidado de uma cerveja de guarda, algo bem semelhante aos vinhos.  Uma cerveja de aroma e sabores intensos que indico aproveitar os aromas antes de cada gole e isso ajuda a despertar ainda mais as sensações da degustação. Na medida em que faz isso, percebem-se mais e mais as notas de malte tostados, flores suaves e frutas secas provenientes da levedura belga. Refermentada na garrafa, é dona de uma generosa carbonatação. (Origem Bélgica)

Foto: Divulgação

Para as 3 dicas de cervejas para momentos especiais, recomendo o uso de taça flauta. A mesma utilizada para espumantes, já que a proposta é substituição, pode manter a tradição e ainda assim aproveitar bem as bebidas.

Vale ressaltar também que a cerveja é a bebida mais democrática de todas. Muito bem-vinda à todos os momentos, desde um simples boteco bebendo em copo americano, passando pelas facilidades das long necks ou latas que dispensam até mesmo o uso de copos, quanto situações como esta apresentada.

Brinde a vida, beba com moderação e aprecie cada gole. Cerveja é isso… saúde!

Karina Hauch

Publicitária e beer sommelière. Apaixonada por cerveja, fábricas e mundo cervejeiro. Adora conhecer novos rótulos e experiências gastronômicas. Sonha viajar o mundo em busca de cervejarias e acumular experiências em horas-copo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: