‘Meu pai sempre foi um visionário, nos preparou moral e fisicamente para enfrentar todos os desafios’

Murillo Ribeiro está à frente da Marcenaria Irmãos Ribeiro, onde além de produzir móveis do gosto dos clientes, ainda gera emprego e trabalha com sua família.

Hoje (08/06) apresentamos a 32ª história da nossa série de reportagens “Personagens de Cravinhos”. O projeto consiste em mostrar, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam no próprio município, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E dessa vez vamos contar a história do empresário no ramo de marcenaria, Murillo de Andrade Ribeiro, 32 anos, e que atualmente está à frente da Marcenaria Irmãos Ribeiro, mas que começou a auxiliar seu pai na marcenaria quando tinha 13 anos.

“Não sabia fazer quase nada, meu trabalho era fazer a limpeza na empresa e na casa do cliente, ir separando as ferramentas para os montadores, ajudar a segurar alguma peça e quando não tinha nada para fazer eles me colocavam no cantinho sentado olhando para aprender [risos].”, revela Murillo Ribeiro.

Entretanto o jovem não queria ficar parado e com isso foi aprendendo, assim aos poucos foi ganhando experiência e evoluindo. Mas aos 15 ou 16 anos decidiu por não mais trabalhar na empresa do pai, e procurou um novo emprego.

“Sai fui trabalhar fora, sou muito grato a meu irmão Matheus e a Nicnet na pessoa do Roberto Manella e do Eduardo Manella, foi meu primeiro emprego registrado. Continuei ganhando experiência, estudando e trabalhei em mais duas empresas”, diz o empresário.

Murillo Ribeiro está à frente da Marcenaria Irmãos Ribeiro, em que trabalha com seus familiares e gera em torno
de 44 empregos diretos
Foto: Arquivo Pessoal

Quando tinha 19 anos, Murillo decidiu por retornar à marcenaria, com muito mais experiência, juntamente com seu pai (Luverci Ribeiro) e seu irmão (Matheus Ribeiro) foi conquistando seu espaço e tomando a liderança da empresa.

“E desde 19 anos nos dedicamos todos os dias para realizar os sonhos de nossos clientes”, conta Murillo Ribeiro.

E nessa semana a nossa equipe de reportagem esteve com Murillo Ribeiro para que ele pudesse contar um pouco mais de seus projetos, como uma empresa familiar conseguiu crescer tanto e, atualmente, gerar vários empregos, e acima de tudo as histórias e projetos que seus clientes tem com a marcenaria. Acompanhe!

Equipe de colaboradores da Marcenaria Irmãos Ribeiro
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Seu pai sempre foi uma referência no segmento de marcenaria. Como foi essa transição para passar a empresa pra você?

Murillo Ribeiro – Nessa época quando retornei, ainda não tinha tão claro meu caminho, meu pai sempre teve o dom na arte de construir os móveis, com a Graça de Deus o meu foi desabrochando no gerenciamento da empresa, eu sempre respeitei não só ele, mas também o Daniel que é outro pai para mim dentro da marcenaria e juntos nós conseguimos seguir caminhando e evoluindo, passo a passo. Depois vieram o Alberto, o Leandro retornou, meu irmão Matheus chegou, e seguimos degrau a degrau. Alguns “arranca rabos” aconteciam, mas meu pai sempre foi um visionário, nos preparou moral e fisicamente para enfrentar todos os desafios, preconceitos e divergências de ideias.

InterTV Web – O que de mais importante o seu pai te ensinou?

Murillo Ribeiro – A ser homem, a ser honesto, a ser bom, a lutar por mim e por aqueles que estão caminhando conosco, a dar o nosso melhor, a ser perfeccionista, criterioso, a agradecer a Deus por tudo que ele nos proporciona e não desistir.

InterTV Web – Agora você administra a empresa, mas seu pai está diretamente envolvido na área de produção. Qual a sensação?

Murillo Ribeiro – A sensação que tenho quando vejo meu pai, meu irmão, minha esposa, cunhada, sobrinha, primos, afilhado e amigos trabalhando é de realizado e privilegiado. A responsabilidade é grande, os desafios também, mas eu sei que ao meu redor estão as pessoas que eu amo, que assim como eu lutam por si e pela empresa, porque sabem que é pelos recursos que a empresa nos proporciona que realizaremos os nossos sonhos.

 

InterTV Web – Em média, atualmente, quantos funcionários trabalham na Marcenaria Irmãos Ribeiro?

Murillo Ribeiro – Hoje entre montadores, projetistas, administrativo, marceneiros e auxiliares estamos em 44 funcionários.

InterTV Web – Qual é a história mais marcante que você tem com Cravinhos?

Murillo Ribeiro – Temos várias, tenho o privilégio de ter trabalhado e trabalhar até hoje em residências e empresas de pessoas maravilhosas, desde empresários, gestores municipais a diaristas que economizaram seus recursos para conquistar o sonho de ter a sua residência planejada da forma que sempre quis. Nos tornamos próximos de cada um deles, nos colocamos a disposição; é inevitável o afeto, cresce o desejo de querer bem também e isso é muito bom.

InterTV Web – A Pandemia afetou o seu empreendimento?

Murillo Ribeiro – Sim afetou positiva e negativamente, por incrível que pareça as pessoas estando em casa resolveram investir no conforto, praticidade e finés dos móveis planejados. A construção civil explodiu, a demanda cresceu muito… Graças a Deus, isso foi muito bom; o lado negativo está sendo o aumento e a falta de matéria-prima, o afastamento dos funcionários, a renegociação de parcelamento de alguns clientes em dificuldade financeira, mas vamos tocando, acredito que a re-organização interna e a união foi a chave para conseguirmos caminhar num cenário nacional tão trágico e cheio de incertezas.

InterTV Web – Qual a sensação de trabalhar com o que gosta, e ainda estar ao lado de seu pai e irmão?

Murillo Ribeiro – Deus é bom demais comigo, me realizo a cada trabalho concluído e ainda ter ao lado as pessoas que amo, me sinto privilegiado.

O seu irmão Matheus Ribeiro também trabalha na empresa e auxilia no crescimento do empreendimento
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Qual o diferencial da Marcenaria Irmãos Ribeiro?

Murillo Ribeiro – O diferencial da Marcenaria Irmãos Ribeiro é o atendimento pessoal e personalizado, o zelo, o respeito, o carinho, a qualidade do produto. Valorizamos e agradecemos cada uma dessas pessoas que ao longo desses 31 anos vem depositando sua confiança em nós; em nossa cultura a melhor maneira de recompensar essas pessoas é entregando o nosso melhor, melhor produto e tudo o que nele envolve, a nossa melhor criação, o nosso melhor atendimento, a nossa melhor fabricação, montagem, o nosso melhor pós-venda. Essa forma de trabalho passada por meu pai fez e faz com que nossos vínculos entre empresa/cliente – cliente/amigo só cresça.

InterTV Web – Já teve um pedido muito inusitado de cliente, que foi difícil de atender ou você não conseguiu atender? Qual?

Murillo Ribeiro – Difícil sempre tem, a criatividade dos nossos clientes, parceiros e parceiras arquitetos e designer´s me desafia e me leva a uma evolução constante nos processos de industrialização dos móveis, de repente móveis com iluminação LED se tornaram rotinas, detalhes em serralheria, tapeçaria, formatos diagonais, portas ripadas enormes, painéis em pés diretos duplos, detalhes em relevo com laca, e por ai vai. Nossa profissão nos permite sermos verdadeiros artistas que buscam suprir com beleza e funcionalidade as necessidades daqueles que nos procuram.

 

InterTV Web – O que Cravinhos significa em sua vida?

Murillo Ribeiro – Cravinhos é meu lar, não quero e não pretendo sair daqui por um bom tempo. Brincamos com os clientes dizendo: “terra boa, povo bão”. Nossa cidade está localizada em um ponto privilegiado, ao lado de uma potência industrial, educacional e comercial como Ribeirão Preto, e soube aproveitar bem essa vantagem, por isso muitos buscam dentro de nossa cidade profissionais e parceiros de diversos segmentos.

InterTV Web – Suas considerações finais.

Murillo Ribeiro – Gostaria de agradecer e parabenizar a equipe da InterTV Web pela iniciativa, por traz de cada cidadão tem uma história de superação, dedicação e vínculo com nossa cidade. E esse trabalho da InterTV Web veio para evidenciar vários deles, que realmente sirva de inspiração e motivação para cada um que se dispõe a ler e interagir com essa matéria. Muito obrigado de coração, meu amigo.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: